25/07/2022 Notícias

Pacientes infectados por covid-19 estão liberados para doar órgãos

A doação de órgãos foi altamente afetada durante a pandemia, mas novas evidências científicas foram descobertas e auxiliam profissionais da saúde.

Pacientes infectados por covid-19 estão liberados para doar órgãos

No começo da pandemia, as informações sobre o coronavírus eram mínimas, mas hoje, muita coisa mudou. Aos poucos, novas evidências científicas surgiram para auxiliar os cientistas e profissionais da saúde.

Uma das principais mudanças foi em relação à doação de órgãos, que foi extremamente afetada no período do ápice da pandemia.

A dúvida mais frequente em relação à doação de órgãos e a covid-19 é se as pessoas infectadas com a doença poderiam ser doadoras de órgãos. A principal orientação era de que pacientes com morte cerebral, infectados pelo vírus, não seriam elegíveis para transplante nenhum, mas isso mudou.

Agora, essa possibilidade se tornou viável (exceto em transplantes de pulmão), em determinadas situações.

Em quais situações é possível aceitar um doador?

1. Doador com RT-PCR positivo para covid, em que o início dos sintomas tenha ocorrido entre 21 e 90 dias com resolução dos sintomas (exceto pulmão).

2. Doador com RT-PCR persistente para covid cujo início dos sintomas tenha ocorrido há mais de 90 dias com resolução dos sintomas (avaliar a doação de pulmão em caso de urgência com priorização em lista).

3. Doador sem história clínica com RT-PCR positivo para covid (exceto pulmão).

Além disso, é necessário que haja uma avaliação criteriosa do paciente e do doador, a fim de entender os riscos e benefícios do transplante. Os órgãos de doadores infectados com Sars-CoV-2 costumam funcionar bem por meio de acompanhamento a curto prazo, reconhecendo o doador com a doença, que geralmente foi leve ou assintomática.

- https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/06/27/doacao-de-orgaos-de-pessoas-infectadas-por-covid.htm

Assuntos relacionados: Doação de órgãos