Dr. Teuto

Blog

Blog


22/07/2022 Notícias

Substância encontrada em bactéria na Amazônia pode inovar o tratamento do câncer

Estudo brasileiro aponta provável capacidade do pigmento, encontrado no rio Negro, de bloquear a migração das células tumorais para outras partes do corpo.

Substância encontrada em bactéria na Amazônia pode inovar o tratamento do câncer

De acordo com um estudo recente realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma substância natural, encontrada no estado do Amazonas, pode transformar o combate ao câncer ao evitar que ocorra a metástase do tumor colorretal.

O laboratório da universidade estudou a ação da violaceína em diversos tipos de câncer, como a leucemia e os de próstata, pâncreas e mama. E recentemente descobriu a capacidade do pigmento de impedir o agravamento do câncer colorretal.

Conforme o estudo, a violaceína tem a habilidade de diminuir ou bloquear a ação de algumas proteínas que possibilitam o crescimento do tumor, a metástase e a resistência ao tratamento.

O intuito do estudo é identificar os principais agentes do tumor, que causam a piora dos quadros clínicos, e futuramente desenvolver medicamentos contra a doença.

Aumento da eficácia dos medicamentos

A pesquisa identificou que a combinação da violaceína com o quimioterápico 5-fluorouracil, muito utilizado em tratamentos, melhorou a ação do medicamento e diminuiu as doses necessárias de duas a cinco vezes.

A habilidade da violaceína de induzir a morte celular por apoptose também facilita o desenvolvimento de quimioterápicos. Um dos maiores desafios do tratamento de pacientes com câncer, segundo a orientadora do estudo, é combinar o efeito terapêutico com a qualidade de vida.

Principalmente porque a maioria dos quimioterápicos causa efeitos colaterais fortes, e a diminuição das doses pode significar uma redução das reações e maior qualidade de vida dos pacientes.

Os próximos avanços no tema serão a realização de mais pesquisas, em busca de entender a forma de atuação e o porquê de a violaceína ocasionar o declínio das proteínas associadas à metástase.

 

Fonte:

- https://noticias.r7.com/saude/substancia-achada-em-bacteria-da-amazonia-pode-inovar-tratamento-de-cancer-e-impedir-a-metastase-27062022

Assuntos relacionados: Câncer