15/07/2022 Notícias

Vacina contra a gripe pode reduzir em até 40% o risco de Alzheimer

Vacinação contra a gripe em adultos reduz o risco de desenvolver a doença de Alzheimer por vários anos, dizem cientistas.

Vacina contra a gripe pode reduzir em até 40% o risco de Alzheimer

Pessoas que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a gripe, reduziram em 40% o risco de desenvolverem Alzheimer, ao longo de quatro anos, em comparação com os não vacinados.

O estudo da UTHealth Houston, nos Estados Unidos, comparou o risco de incidência da doença neurodegenerativa entre pacientes com e sem vacinação prévia contra a gripe em uma grande amostra nacional de adultos dos Estados Unidos com 65 anos ou mais.

A força do efeito protetor da vacina aumentou conforme o número de anos em que uma pessoa recebeu uma dose anual da vacina contra a gripe, ou seja, a taxa de desenvolvimento de Alzheimer foi mais baixa entre aqueles que receberam consistentemente a vacina contra a gripe todos os anos.

Alzheimer

A doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal, que consiste na deterioração cognitiva e da memória.

Os principais sintomas são: comprometimento progressivo das atividades cotidianas e uma variedade de manifestações neuropsiquiátricas e de alterações comportamentais.

Os quadros clínicos estão associados ao processamento errado de algumas proteínas do sistema nervoso central, o que faz com que apareçam proteínas mal formadas e tóxicas. Dessa forma, ocorre a perda progressiva de neurônios em regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

Estima-se que no Brasil, há cerca de 1,2 milhão de pessoas com a doença, mas a maioria dos casos ainda não possui um diagnóstico. No mundo, cerca de 35,6 milhões de pessoas têm diagnóstico da doença de Alzheimer.

- https://www.cnnbrasil.com.br/saude/vacinacao-contra-gripe-pode-reduzir-em-40-o-risco-de-alzheimer-aponta-estudo/

Assuntos relacionados: Vacina