27/06/2022 Notícias

Combate ao Glaucoma: Ministério da Saúde alerta para diagnóstico precoce

A segunda maior causa de cegueira no Brasil tem tratamento integral oferecido pelo SUS.

Combate ao Glaucoma: Ministério da Saúde alerta para diagnóstico precoce

No mês de maio é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, e o Ministério da Saúde aproveita a data para chamar a atenção para o problema de saúde, que é a segunda causa de cegueira no Brasil, atrás apenas da catarata.

Mesmo sendo uma doença crônica e sem cura, o glaucoma pode ser controlado com tratamentos e medicações.

É uma doença de progressão silenciosa, provocada pelo aumento da pressão intraocular e a alteração irregular no fluxo sanguíneo dentro do olho. Com isso, quanto antes for feito seu diagnóstico, maior as possibilidades de tratamento.

Atualmente, o Brasil possui 441 estabelecimentos de saúde habilitados na assistência ao glaucoma pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2021, foram 2,3 milhões de atendimentos ambulatoriais e 5,2 mil procedimentos hospitalares, ou seja, que não necessitam de internação em decorrência do glaucoma.

Diagnóstico e Tratamento

O glaucoma pode se desenvolver durante meses ou anos e não apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a perder a visão periférica.

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma; indivíduos com mais de 40 anos; pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar atentos para a realização dos testes de rotina.

O tratamento pode ser feito com colírios, cirurgias ou uso do laser, depende da necessidade de cada caso. O SUS oferece os medicamentos necessários para o tratamento do glaucoma por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

- https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/no-dia-nacional-de-combate-ao-glaucoma-ministerio-da-saude-alerta-para-diagnostico-precoce

Assuntos relacionados: Glaucoma