No outono, por conta do tempo seco, aumento de fuligem no ar e quedas de temperatura, as alergias tendem a se manifestar de forma frequente e desencadear problemas como rinite, sinusite, bronquite e outras infecções das vias aéreas.
No inverno, o surgimento dessas doenças também é frequente, pois elas são provocadas por quadros virais que aumentam no frio.
Normalmente, os sintomas das doenças são distintos, e existem sinais que podem ser percebidos nos primeiros dias de incômodo.
Entenda o que é cada doença
Rinite:
Doença inflamatória no nariz, os principais sintomas são: obstrução nasal, coriza e coceira interna, e pode ser provocada por diversos fatores. Quando ocorre na forma alérgica, o contato com poeira, pelos de animais e ácaros aumentam o risco da enfermidade.
Em quadros não alérgicos, pode ocorrer a rinite senil ou vasomotora, que ocorre devido a uma alteração da saliva.
Para tratar a inflamação, a maneira mais eficaz é prevenir as causas da doença. No caso das rinites alérgicas, o ideal é o controle e limpeza do ambiente, além de usar antialérgicos e spray nasal com medicamentos, quando orientado pelo médico.
Sinusite:
É uma inflamação dos seios da face que costuma afetar muito a qualidade de vida da pessoa. A doença pode ser gerada por bactérias, vírus e também por quadros de rinite, apresentando sintomas como: obstrução do nariz, secreção espessa, gotejamento, dor em pressão e diminuição do paladar e olfato.
O quadro pode surgir em qualquer momento da vida, porém, é mais comum quando ocorrem mudanças bruscas de temperatura e quando o tempo está com baixa umidade relativa do ar.
Bronquite:
É uma doença inflamatória dos brônquios do pulmão, de caráter viral ou bacteriano. Nos casos de bronquite aguda, o paciente apresenta muito catarro, tosse e peito cheio, e as crianças são as mais afetadas.
Ela também é mais comum quando ocorrem quedas severas de temperaturas.
Cada uma dessas doenças exige um tratamento adequado, com determinados remédios. E para confirmar o que deve ser feito, é essencial procurar um médico.
Fonte:
- https://www.bbc.com/portuguese/geral-61654913