24/06/2022 Notícias

Rinite, sinusite e bronquite: quais as principais diferenças e os motivos do crescimento no inverno

É muito comum ver pessoas coçando o nariz, com coriza e se queixando da dificuldade em respirar nesta época do ano. Entenda as principais causas.

No outono, por conta do tempo seco, aumento de fuligem no ar e quedas de temperatura, as alergias tendem a se manifestar de forma frequente e desencadear problemas como rinite, sinusite, bronquite e outras infecções das vias aéreas.

No inverno, o surgimento dessas doenças também é frequente, pois elas são provocadas por quadros virais que aumentam no frio.

Normalmente, os sintomas das doenças são distintos, e existem sinais que podem ser percebidos nos primeiros dias de incômodo.

Entenda o que é cada doença

• Rinite:

Doença inflamatória no nariz, os principais sintomas são: obstrução nasal, coriza e coceira interna, e pode ser provocada por diversos fatores. Quando ocorre na forma alérgica, o contato com poeira, pelos de animais e ácaros aumentam o risco da enfermidade.

Em quadros não alérgicos, pode ocorrer a rinite senil ou vasomotora, que ocorre devido a uma alteração da saliva.

Para tratar a inflamação, a maneira mais eficaz é prevenir as causas da doença. No caso das rinites alérgicas, o ideal é o controle e limpeza do ambiente, além de usar antialérgicos e spray nasal com medicamentos, quando orientado pelo médico.

• Sinusite:

É uma inflamação dos seios da face que costuma afetar muito a qualidade de vida da pessoa. A doença pode ser gerada por bactérias, vírus e também por quadros de rinite, apresentando sintomas como: obstrução do nariz, secreção espessa, gotejamento, dor em pressão e diminuição do paladar e olfato.

O quadro pode surgir em qualquer momento da vida, porém, é mais comum quando ocorrem mudanças bruscas de temperatura e quando o tempo está com baixa umidade relativa do ar.

• Bronquite:

É uma doença inflamatória dos brônquios do pulmão, de caráter viral ou bacteriano. Nos casos de bronquite aguda, o paciente apresenta muito catarro, tosse e peito cheio, e as crianças são as mais afetadas.

Ela também é mais comum quando ocorrem quedas severas de temperaturas.

Cada uma dessas doenças exige um tratamento adequado, com determinados remédios. E para confirmar o que deve ser feito, é essencial procurar um médico.

- https://www.bbc.com/portuguese/geral-61654913

Assuntos relacionados: Rinite, sinusite, bronquite