Dr. Teuto

Blog

Blog


20/06/2022 Notícias

Mudanças climáticas têm impacto direto na saúde da população

O Primeiro Fórum Clima & Saúde reuniu especialistas para abordar as consequências das alterações do clima e como é possível combatê-las.

Mudanças climáticas têm impacto direto na saúde da população

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sinalizou que as mudanças climáticas são uma ameaça à saúde humana. Além de eventos climáticos extremos e desastres naturais, as alterações no clima impactam também a saúde da população no dia a dia: aumentam as doenças transmitidas por alimentos, água e vetores; afetam a qualidade do ar, intensificam doenças pulmonares e renais; e resultam em perturbações na saúde mental da população.

Tudo isso causa impacto também nas unidades de saúde, tornando-se assim, uma emergência sanitária.

Mudança climática

A sociedade se acostumou a ver nos noticiários e discutir a sustentabilidade com foco na parte ambiental, mas é imprescindível aos olhos do mundo a união entre os temas de saúde e mudanças climáticas.

As demandas da assistência médica unidas ao impacto climático são crescentes, e há necessidade de combater o aquecimento global para acalmar importantes fatores de risco para a saúde humana.

Há previsão de que entre os anos de 2030 a 2059, as mudanças climáticas serão responsáveis por mais de 250 mil mortes ao redor do mundo.

Impactos na saúde

As alterações climáticas não criarão novas doenças, mas afetarão as condições já existentes. E os efeitos serão sentidos por toda a população.

De acordo com o fórum, 90% da população mundial já respira um ar com níveis de poluição acima do recomendado pela OMS. É uma condição que agrava doenças pulmonares e renais, além de possibilitar o surgimento de outros problemas de saúde, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Para propor melhorias nas condições climáticas é preciso repensar soluções maiores, em especial, voltadas para a infraestrutura.

Casas bem construídas, bons sistemas de drenagem, interiores com temperatura controlada, bairros com transporte eficiente. Tudo isso se torna proteção contra fatores climáticos.

 

Fonte:

- https://oglobo.globo.com/conteudo-de-marca/hospital-israelita-albert-einstein/noticia/2022/05/mudancas-climaticas-tem-impacto-direto-na-saude-da-populacao.ghtml

Assuntos relacionados: Mudanças climáticas