13/06/2022 Notícias

Vacina contra o câncer é a esperança de novas opções para o tratamento da doença

Imunizante desenvolvido por pesquisadores ligados à Universidade de Oxford, no Reino Unido, está sendo estudado em pacientes com tumores de próstata, pulmão e ovário.

Pacientes que sofrem de câncer terão novas opções de tratamento que aumentam sua sobrevida nos próximos anos. Uma delas é a promissora vacina OVM-200, que está sendo desenvolvida pela empresa Oxford Vacmedix, ligada à Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Os testes nos pacientes iniciaram recentemente. Os voluntários receberam três doses da vacina, com duas semanas de intervalo, e serão monitorados durante um semestre.

A vacina será utilizada para tratar tumores em estágio avançado, como em casos de câncer de próstata, pulmão e ovário. O diferencial é que ela está sendo desenvolvida para atacar a survivina, uma proteína específica que costuma estar presente em células tumorais.

Os tumores que possuem essa proteína têm uma capacidade mais alta de se proliferar, e estudos mostram que a survivina está associada a um pior prognóstico, com grau de agressividade maior e a um maior risco de recaída. Dessa forma, a vacina é um peptídeo que vai agir e estimular o sistema imunológico a atacar especificamente células que expressam essa proteína.

Ainda que a proposta e os estudos deem certo, a vacina não tem o objetivo de acabar com o câncer, mas sim, aumentar a sobrevida do paciente, ou seja, verificar quanto tempo o paciente pode viver com a doença.

Os pacientes participantes do estudo estão com a doença em estágio avançado e já utilizaram os tratamentos que hoje são padrão, assim, se trata de casos muito graves. Para esse perfil, é difícil utilizar a palavra cura.

- https://noticias.r7.com/saude/promissora-vacina-contra-o-cancer-e-esperanca-de-novas-opcoes-para-tratamento-da-doenca-29052022

Assuntos relacionados: Vacina