Dr. Teuto

Blog

Blog


10/06/2022 Notícias

Riscos de alimentar seu bebê antes dos três meses

Saiba como deve ser a introdução alimentar do seu bebê e como manter sua saúde em dia.

Riscos de alimentar seu bebê antes dos três meses

Até quando a amamentação deve ser feita? Quando e como o primeiro alimento diferente do leite deve ser dado? A complementação com fórmula é necessária? Mamadeira deve ser usada ou não?

Essas são indagações relevantes e devem ser levadas em consideração na alimentação do seu bebê.

Principais riscos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, e deve continuar até os dois anos ou mais.

Segundo especialistas, a introdução de alimentos antes do sexto mês, além do leite materno ou fórmula prescrita pelo pediatra, pode causar problemas de saúde para o bebê.

O intestino do recém-nascido não está desenvolvido o suficiente. Em situações graves, ele pode ter uma infecção intestinal e isso pode gerar complicações generalizadas, levando-o à morte.

Além disso, ao iniciar a introdução alimentar em crianças com menos de 6 meses, ela pode se tornar desnutrida, isso porque o organismo não tem a proporção adequada dos nutrientes ofertados e necessários para o organismo.

Introdução alimentar

A partir dos seis meses, já é recomendada a introdução de outros alimentos, pois apenas o leite materno não vai nutrir a criança diante de seu desenvolvimento e de tudo o que ela precisa. Esse processo também faz com que o bebê não crie resistência contra nenhum alimento e evita o desenvolvimento de alergias.

A comida pode ser oferecida em pedaços pequenos desde que a criança esteja sob supervisão. Ou seja, ela própria deve pegar o alimento com a mão e levar à boca. Cabe ao adulto manter a criança sentada e estimular a mastigação.

Muitas mães ainda acreditam que, mesmo antes dos seis meses, o leite materno não supre totalmente as necessidades do bebê, o que é um mito.

Por fim, a amamentação tem que ser em livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser, seja noite ou dia. E o quanto quiser, até se sentir satisfeito. A mãe não deve impor horários para amamentar. 

 

Fonte:

- https://www.bbc.com/portuguese/brasil-61648448

Assuntos relacionados: Bebês