Dr. Teuto

Blog

Blog


21/02/2022 Notícias

O que se deve fazer quando um ato prazeroso como comer se torna um vício?

Excessos com comida e bebida podem prejudicar os mecanismos de fome e saciedade, além de desencadear diversas doenças.

O que se deve fazer quando um ato prazeroso como comer se torna um vício?

Em 26 de janeiro foi comemorado o Dia da Gula, uma data para refletir sobre esse tema e os vícios que todos temos. Segundo o dicionário, gula é o excesso na comida e na bebida, além de apego excessivo a boas iguarias.

De onde surgiu o consumo excessivo de comida e bebidas? A relação entre homem e comida sofreu diversas alterações ao longo dos anos, antes era apenas um ato de sobrevivência, hoje se tornou um ato prazeroso e luxuoso. 

Comer em excesso traz diversos prejuízos para a saúde. Seu cérebro terá dificuldades para identificar a hora de parar quando está satisfeito, e ficará condicionado a sempre querer mais.

Desse modo, as pessoas devem saber a necessidade de identificar a fome e a vontade de comer, que na maioria das vezes é resultado de um mecanismo cerebral em que você se sente sozinho e incompleto.

A gula gera diversos problemas à saúde, desde ganho de peso até problemas mais graves, como diabetes e pressão alta. Muitas pessoas têm dificuldade de identificar a hora de parar de comer. Caso isso ocorra, é ideal procurar um especialista.

Foco e mastigação:

O segredo é dosar quantidades, buscar alimentos naturais e evitar industrializados, frituras, doces e refrigerantes, além de estar sempre hidratado e beber pelo menos 2L de água por dia.

É necessário manter o equilíbrio e ter constância, de nada adianta se alimentar bem em um dia e no outro se alimentar em excesso. É importante pensar na saúde, consumir mais alimentos naturais.

Por fim, priorize sua mastigação, não coma com pressa. Se alimentar com calma facilita a digestão, e seu corpo identifica com facilidade a quantidade de alimento que foi ingerida. 

 

Fonte:

- https://tribunahoje.com/noticias/saude/2022/01/25/gula-quando-o-prazer-de-comer-vira-um-risco-para-a-saude/

Assuntos relacionados: Gula