Dr. Teuto

Blog

Blog


18/02/2022 Notícias

Novo alerta com a saúde mental: aumento de casos de Covid-19 e a variante Ômicron

Elevado número de casos de covid-19 reacende medo e insegurança da população com o possível fim da pandemia.

Novo alerta com a saúde mental: aumento de casos de Covid-19 e a variante Ômicron

Desde o início da pandemia da covid-19, existiram muitas pesquisas a respeito da saúde mental e o impacto da doença na vida de todos. Após um ano de maior tranquilidade, com elevados índices de vacinação e a diminuição do número de casos, 2022 iniciou alarmando a população com a disseminação da variante Ômicron.

O aumento no número de casos trouxe medo e insegurança para a população brasileira. Nas últimas semanas, o Brasil voltou a registrar um alto número de casos da doença, sendo necessário a instauração de novas restrições para conter a disseminação.

Em especial, o cancelamento de viagens, férias e do feriado tão amado por muitos brasileiros: o carnaval. Essas restrições geram instabilidade na vida da população e comprometem sua saúde mental.

Vale ressaltar que o serviço público não possui políticas para auxiliar nos efeitos psicológicos ocasionados pela pandemia. 

É necessário que as autoridades tenham ciência da quantidade de casos e de pessoas buscando ajuda médica, e promover o investimento em políticas públicas que atendam a necessidade da população de forma concreta.

Como cuidar da saúde mental nesse período?

Segundo a OMS, com o avanço da variante, o aumento no número dos casos e a desigualdade no acesso às vacinas, a pandemia está longe de chegar ao fim.

A partir disso, os brasileiros devem procurar ajuda especializada e psicológica, para ajudá-los a lidar com o lado emocional e as mudanças derivadas da pandemia. Independente da idade, todos sofreram algum dano à saúde mental, e quanto antes for tratado e diagnosticado, melhor.

Com a instabilidade da pandemia, aumento e diminuição de casos, abertura e fechamento de locais públicos, liberações e restrições, o nível de estresse, medo e ansiedade aumentam muito. 

Para lidar com as emoções do dia a dia, busque sempre parar por alguns momentos, respirar profundamente e manter a rotina em dia.

Caso haja alguma alteração de humor, nervosismo, ansiedade e medo constantes, busque ajuda. Procure tratamento psicológico e viva com mais tranquilidade. 

 

Fonte:

- https://noticias.r7.com/saude/nova-onda-de-casos-de-covid-19-acende-alerta-para-saude-mental-24012022

Assuntos relacionados: Saúde Mental, Covid-19