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09/09/2019 Medicina

Publicidade médica: Cuidados para evitar problemas com o Conselho

Médicos e gestores da saúde precisam ficar de olho nas regras do CRM para evitar complicações

Publicidade médica: Cuidados para evitar problemas com o Conselho

Cada vez mais o uso das redes sociais vem crescendo e com isso aumenta-se o conjunto de possibilidades de atuação publicitária, como já apresentamos aqui no blog. Porém, na área da saúde, a propaganda deve respeitar o decoro profissional e, muitas vezes, isso acaba gerando dúvidas. Pensando nisso, separamos os principais pontos para você produzir publicidade médica conforme as normas vigentes. Confira!

Que caráter deve possuir o marketing médico?

De acordo com o código de ética médica, o profissional da saúde pode se expressar em qualquer meio de comunicação, seja produzindo artigos ou concedendo entrevistas, desde que a natureza da divulgação seja de caráter integralmente educativo. Deste modo, não é admitido diagnosticar, receitar ou indicar procedimentos médicos em canais de comunicação.

No que deve estar baseado o conteúdo divulgado

Como o conteúdo é de caráter educativo, a publicidade médica deve estar fundamentada unicamente em pesquisas, pois elas possuem validação científica. Essa conduta é fundamental, pois é vedado pelo código de ética qualquer divulgação de material enganoso, sensacionalista ou promocional.

Outra questão fundamental no conteúdo publicado é que o profissional não pode assegurar resultados, pois como qualquer pessoa que atua na área da saúde sabe, cada paciente possui um histórico e responderá de uma determinada forma ao tratamento, devendo o mesmo ter o seu caso analisado especificamente.

Como proceder no que concerne ao custo dos serviços?

É desautorizada qualquer menção a valores, promoções e possibilidades de pagamento na publicidade médica. Deve-se fornecer esse tipo de informação em particular diretamente com o interessado.

Também é vetada a divulgação de qualquer procedimento médico no qual o valor não foi apreciado cientificamente pela entidade habilitada.

Que tipo de imagem pode ser utilizada na publicidade médica?

As imagens que podem ser utilizadas devem destacar apenas o caráter assistencial, não sendo possível o emprego de fotografias com determinadas enfermidades que amedrontem, seja pelo estágio avançado da doença, seja por alterações no conteúdo.

Como abordar sobre a sua especialização?

É permitida qualquer menção sobre qualificação na publicidade médica desde que a mesma seja comprovada e reconhecida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). No entanto, o detentor de determinada especialização médica não pode utilizar desse recurso para expressar distinção ou superioridade em seu atendimento.

O mesmo vale para qualquer outro ponto como atendimento de excelência, equipamentos tecnológicos, dentre outros.

E quanto ao número de inscrição no CRM?

É imprescindível a inclusão do número de inscrição no CRM. É a partir desse registro que o paciente pode verificar a idoneidade do profissional o qual planeja contratar algum serviço médico, pois é este conselho que averigua a aptidão para exercício da função e, além disso, fiscaliza o ramo da saúde.

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