Blog


02/09/2019 Medicina

As tecnologias vestíveis na manutenção da saúde e sua importância

Wearables são grandes aliados dos médicos se utilizados corretamente. Saiba mais!

As tecnologias vestíveis na manutenção da saúde e sua importância

As tecnologias vestíveis são chamadas de Wearables. Eles são relógios inteligentes que podem controlar diversas coisas, dentre elas os batimentos cardíacos de uma pessoa.

Quando usamos essa tecnologia em favor da saúde, os resultados são os mais extraordinários possíveis. E a tendência é que esses aparelhos fiquem cada vez mais comuns no dia a dia das pessoas.

Neste post vamos falar mais sobre o que é Wearables e quais as tecnologias vestíveis que já estão disponíveis no mercado. Ficou curioso? Continue acompanhando e tenha uma boa leitura!

O que é Wearables?

A tradução correta de Wearables que dizer vestível ou o que pode ser vestido. Mas no Brasil, o termo é conhecido como tecnologia vestível. Na verdade, são dispositivos inteligentes que uma pessoa veste, literalmente, como se fosse um acessório para compor os seus trajes.

Muitos dizem que o Wearables pioneiro é o relógio digital. Pode ser que sim, porém não há nada comprovado. No entanto, o que torna essa tecnologia vestível tão atrativa é que seus novos dispositivos são todos conectados e, ainda, inteligentes.

O potencial dessas tecnologias vestíveis é algo imensurável! E existem inúmeros benefícios para sua utilização na área da saúde.

Quais são as tecnologias vestíveis no mercado?

Com o conceito de Wearables definido, agora é hora de saber quais as tecnologias vestíveis estão disponíveis. Veja quais são os produtos e seus benefícios para a saúde:

Pulseiras

As pulseiras inteligentes estão entre as tecnologias vestíveis mais vendidas em todo o mundo. Especialmente para aqueles que desejam monitorar suas atividades físicas. Com elas é possível identificar:

  • Batimentos cardíacos;
  • Os movimentos que foram dados;
  • Com a análise inteligente dos dados é possível ver o consumo de calorias e quantidade de passos dados.

Relógios

Outro item popular são os relógios inteligentes. Em 2015, a Apple lançou o Apple Watch, integrado ao iPhone e com recursos que vão além de mostrar a hora.

Essa é uma das tecnologias vestíveis que podem controlar os batimentos cardíacos e, ainda, atender a um comando de voz.

Óculos

Por meio deles é possível conhecer a realidade aumentada. Além disso, ele pode te direcionar o melhor trajeto para chegar a um determinado local. Uma verdadeira praticidade, não é mesmo?

Outro conceito aplicado a eles é o de realidade virtual, onde o usuário é transportado, literalmente, para outro mundo. Esse modo é mais usado pelos amantes de vídeo game.

Os benefícios dos Wearables para a saúde

Veja abaixo as vantagens das tecnologias vestíveis para a saúde:

  • Ajuda a monitorar a sua saúde e bem-estar;
  • Detectam possíveis ataques cardíacos, quedas e convulsões;
  • Proporciona reabilitação doméstica em pacientes de fisioterapia;
  • Permite analisar corretamente o desenvolvimento de exames e terapias por meio do rastreio das alterações fisiológicas;
  • Com a combinação de sensores corporais, é possível prevenir e detectar possíveis doenças, por meio de estado de saúde do paciente ou sintomas que aparecerem no corpo.

Como pudemos ver, além de avançadas e inteligentes, as tecnologias vestíveis podem realmente trazer benefícios relacionados à manutenção da saúde. Quer saber mais sobre a Wearables? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Assuntos relacionados: TECNOLOGIAS VESTÍVEIS, WEARABLES