Blog


19/08/2019 Medicina

Como manter a produtividade na medicina? Veja essas dicas para melhorar sua rotina!

Profissionais da saúde precisam equilibrar as urgências médicas com outras tarefas diárias. Saiba como!

Como manter a produtividade na medicina? Veja essas dicas para melhorar sua rotina!

Na internet, há uma infinidade de dicas e orientações sobre produtividade visando aumentar o desempenho na execução das tarefas do dia a dia, independente do campo de atuação do profissional. Porém, é interessante observar que a produtividade na medicina tem características específicas devido às particularidades da área.

Por isso, selecionamos algumas dicas práticas e próprias para esse campo de atuação. Confira e melhore sua eficiência como médico e a de toda sua equipe!

       1. Foque em sua especialidade

A ideia é evitar uma rotina cheia de tarefas que não tenham muito a ver com a sua área. Isso, é claro, abrindo uma exceção para casos pontuais como emergências médicas. É importante ter em mente que um profissional “faz tudo” tem seu desempenho e produtividade minados frequentemente. Delegar tarefas à sua equipe é uma das maneiras de lidar com essa situação.

       2. Tenha um sistema de gestão

A produtividade na medicina ganha muito quando o médico passa a fazer uso de algumas tecnologias como um sistema de gestão. Ao informatizar o consultório, a rotina de agendamento de exames, consultas e acesso a prontuários fica mais prática e rápida.

No final, além de otimizar a rotina de todos os integrantes da equipe, os resultados positivos também chegam aos clientes, aumentando a satisfação deles com relação ao serviço prestado.

Uma dica é fazer testes antes de escolher, dessa forma será possível avaliar diversas opções disponíveis no mercado e optar por aquela que melhor atenda às suas necessidades. Lembrando que boa parte delas ainda oferece um período de testes gratuito.

       3. Cuidado com as interrupções

A quantidade de interrupções quase sempre está relacionada com a má distribuição das tarefas. E, novamente, voltamos ao tema de saber delegar. Se você, como médico, estiver sobrecarregado com coisas que não são especificamente suas atribuições, a sua rotina e, por consequência, a sua produtividade serão prejudicadas.

A mesma coisa acontece com qualquer outro profissional que faça parte da sua equipe. É preciso definir as responsabilidades de todos, assim como promover ações regulares e educativas, especialmente reforçando que quando um deixa de fazer sua parte, todos os outros são afetados.

       4. Padronizar o tempo de atendimento

Padronizar o tempo de cada consulta é algo fundamental para otimizar a produtividade na medicina. Uma sugestão para trabalhar esse aspecto é monitorar o tempo gasto nos atendimentos e, depois de algum período, fazer uma média.

É importante que ao definir o tempo para cada atendimento também sejam considerados os imprevistos. Por exemplo, a primeira consulta de um paciente costuma demorar mais. Além disso, lembre-se de incluir um período para suas pausas de descanso, algo em torno de 10 minutos entre dois atendimentos, pois isso também reflete na produtividade.

       5. Treine toda a equipe

De fato, uma equipe mal treinada não consegue atingir um alto padrão de eficiência. Por isso, realize de forma frequente treinamentos com os novos colaboradores e reciclagem com os mais antigos.

Palestras motivacionais, cursos de capacitação, workshops, tudo é válido se contribuir para aumentar a eficiência de todos!

Coloque essas dicas em prática e veja que realmente é possível aumentar a produtividade na medicina. Lembre-se de que tudo isso vai muito além da simples otimização do tempo, também tem como objetivo aumentar o nível de qualidade e a satisfação dos pacientes!

Está gostando dos conteúdos? Então, aproveite e confira também este artigo sobre como manter a qualidade de vida com a rotina médica!

Assuntos relacionados: Produtividade na medicina