Para que a triagem hospitalar seja eficaz e assertiva na operação clínica, é preciso otimizar o cotidiano dos profissionais da equipe e colocar o paciente no centro do cuidado.
Uma triagem hospitalar realizada corretamente é executada de forma assertiva e ágil. Para isso, é opcional, mas indicado, colocar em prática o Protocolo de Manchester, que consiste em priorizar o atendimento de casos urgentes, classificados de acordo com os sintomas e sinais que estão sendo apresentados pelos pacientes.
Quando feito da forma certa, os médicos conseguem ter uma noção do que o paciente tem e quais riscos ele corre até o momento do atendimento. Por exemplo, em casos de doenças cardiovasculares, como infartos ou AVC, o rápido diagnóstico é essencial para salvar a vida do enfermo.
Porém nem sempre as queixas dos pacientes recebem a devida atenção. Em alguns casos, os pacientes citam os sintomas, apresentam um caso grave, mas são classificados como baixa prioridade.
Esse atendimento inadequado impacta negativamente o tratamento e o prognóstico, deixando explícitas as falhas no processo da triagem hospitalar.
A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta essencial no apoio à gestão das organizações de saúde, além de ser um importante meio de comunicação, dada a integração entre processos, pessoas e setores da organização.
A IA tem capacidade para auxiliar na operação clínica e tornar a triagem cada vez mais assertiva.
O uso da IA evita uma abordagem lenta e inadequada, e torna menor o risco de um prognóstico equivocado para o paciente, diminuindo falhas no processo da triagem hospitalar.
A Inteligência Artificial garante à operação segurança médica, diagnóstico rápido, acesso fácil aos eletrocardiogramas realizados e com segura armazenagem de dados.
No contexto das organizações hospitalares, que aumentam suas chances de salvar mais vidas, desenvolver e implementar um sistema de IA é considerado, também, um diferencial competitivo, além, é claro, de garantir maior segurança aos pacientes.
Fonte:
- https://medicinasa.com.br/ia-triagem-hospitalar/