Dr. Teuto

Blog

Blog


27/12/2021 Notícias

OMS recomenda que países ajudem a população a parar de fumar

O relatório também chama os países a acelerarem a implementação das medidas delineadas para reduzir ainda mais o número de pessoas em risco de adoecer e morrer por doenças relacionadas ao tabaco.

OMS recomenda que países ajudem a população a parar de fumar

Existem 1,3 bilhão de usuários de tabaco no mundo, em comparação com 1,32 bilhão em 2015. Espera-se que esse número caia para 1,27 bilhão até 2025, como aponta o quarto relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre tendências globais do tabaco.

Sessenta países estão agora no caminho certo para alcançar a meta global voluntária de uma redução de 30% no uso do tabaco entre 2010 e 2025: dois anos atrás, apenas 32 países estavam no caminho certo.

Milhões de vidas foram salvas por políticas eficazes e integrais de controle do tabaco sob a Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (OMS FCTC) e MPOWER - uma grande conquista na luta contra a epidemia do tabaco.

“É muito encorajador ver menos pessoas usando tabaco a cada ano e mais países no caminho para atingir as metas globais”, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Ainda temos um longo caminho a percorrer e as empresas de tabaco continuarão a usar todos os truques para defender os lucros gigantescos que obtêm com a venda de seus produtos mortais. Encorajamos todos os países a fazerem melhor uso das muitas ferramentas eficazes disponíveis para ajudar as pessoas a pararem de fumar e salvar vidas.”

O relatório também chama os países a acelerarem a implementação das medidas delineadas na FCTC da OMS em um esforço para reduzir ainda mais o número de pessoas em risco de adoecer e morrer por doenças relacionadas ao tabaco.

“Está claro que o controle do tabagismo é eficaz e temos uma obrigação moral com nosso povo de agir agressivamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Ruediger Krech, diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS.

“Estamos vendo um grande progresso em muitos países, que é o resultado da implementação de medidas de controle do tabagismo que estão em linha com a FCTC da OMS, mas esse sucesso é frágil. Ainda precisamos seguir em frente.”

Leia também: Como combater o círculo vicioso gerado pela ansiedade e comida em excesso

Um novo Caso de Investimento Global da OMS para Cessação do Tabaco (WHO Global Investment Case for Tobacco Cessation) destaca que investir US$ 1,68 per capita a cada ano em intervenções baseadas em evidências, como aconselhamento breve, linhas nacionais gratuitas para parar de fumar e suporte baseado em SMS para cessação poderia ajudar 152 milhões de usuários de tabaco a desistirem com sucesso até 2030, salvando milhões de vidas e contribuindo para o crescimento econômico de longo prazo dos países.

Para facilitar esse processo, a OMS estabeleceu um consórcio que reunirá parceiros para apoiar os países na intensificação da cessação do tabagismo.

O relatório e o caso de investimento são divulgados logo após a 9ª sessão da Conferência das Partes (COP9) e durante a segunda sessão da Reunião das Partes (MOP2) do Protocolo para Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco.

 

Fonte:

- https://www.paho.org/pt/noticias/16-11-2021-queda-do-consumo-tabaco-oms-pede-que-paises-invistam-para-ajudar-mais-pessoas

Assuntos relacionados: tabagismo