08/11/2021 Notícias

Estudo avalia risco de insuficiência cardíaca em pacientes com artrite reumatoide (AR)

Pesquisadores compararam grupos de pacientes com fração de ejeção reduzida e preservada.

Pacientes com artrite reumatoide (AR) que apresentavam altos níveis de inflamação no início demonstraram risco aumentado de insuficiência cardíaca posterior, conforme mostrado em um estudo online na Arthritis Care & Research.

O apontamento revelou que o risco de inflamação elevada no início da artrite reumatoide foi observado apenas para o subconjunto de pacientes com insuficiência cardíaca que tinham fração de ejeção preservada.

A insuficiência cardíaca é a principal causa de morbidade e mortalidade na AR, mas os dados para os subtipos de insuficiência cardíaca – com fração de ejeção preservada versus fração de ejeção reduzida – têm sido esparsos.

Portanto, para explorar a hipótese de que a associação com insuficiência cardíaca na artrite reumatoide pode ser específica para o subtipo com fração de ejeção preservada, o grupo analisou dados dos registros eletrônicos de saúde de mais de 15.000 pacientes com AR atendidos em dois grandes centros acadêmicos em Boston a partir de 1994 a 2017.

A insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida foi definida como uma fração de ejeção de 40% ou menos, enquanto a fração de ejeção preservada foi de 50% ou mais.

Aqueles cuja fração de ejeção era de 40-50% foram classificados como de faixa média e não foram considerados um subtipo específico.

Outros fatores que influenciaram o risco de insuficiência cardíaca incluíram riscos menores com soropositividade e uso de metotrexato e maior risco com doença arterial coronariana, principalmente em pacientes com fração de ejeção reduzida.

Essa observação apoia o conceito de que a isquemia, ao invés da inflamação, é central para a patogênese do subtipo de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, analisaram os pesquisadores.

Eles disseram que, como altos níveis de inflamação no início da AR estavam associados à insuficiência cardíaca, há implicações para a intervenção na AR e possivelmente além dela. “Uma vez que a inflamação é modificável por tratamentos de AR, essas descobertas sugerem uma oportunidade para mitigar o risco de insuficiência cardíaca, especificamente insuficiência cardíaca com risco de fração de ejeção preservada, no início do curso da doença de AR”, escreveu a equipe.

O fato de um número considerável de pacientes desenvolverem insuficiência cardíaca em 5 anos sugere que as avaliações dos fatores de risco para insuficiência cardíaca na AR podem precisar começar antes dos 10 anos usuais, observaram os pesquisadores.

Além disso, “embora este estudo tenha sido conduzido em pacientes com AR, os resultados também podem informar o efeito da inflamação crônica no risco de insuficiência cardíaca na população geral sem AR.”

Uma limitação do estudo, disseram os pesquisadores, foi sua configuração em dois centros de cuidados terciários, de modo que os resultados podem não ser totalmente generalizáveis ​​para a população maior de AR.

Texto retirado da pesquisa.

O estudo original foi publicado no Arthritis Care & Research

“The association between inflammation, incident heart failure, and heart failure subtypes in patients with rheumatoid arthritis” – 2021

Continue acompanhando as maiores notícias do mundo da saúde aqui no nosso blog e em nossas redes sociais!

- https://noticias.4medic.com.br/insuficiencia-artrite-reumatoide/

Assuntos relacionados: artrite reumatoide