Dr. Teuto

Blog

Blog


17/09/2021 Notícias

Setembro Vermelho: um mês dedicado aos cuidados com o coração

Atividade física e boa alimentação são fundamentais para a saúde cardiovascular.

Setembro Vermelho: um mês dedicado aos cuidados com o coração

Os cuidados com o coração estão em pauta em setembro: as doenças cardiovasculares, e os acometimentos da circulação e do coração, são as principais causas de morte em brasileiros.

De acordo com o cardiômetro, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), são mais de 1.100 mortes registradas por dia e aproximadamente 46 por hora, somando o total de uma morte a cada um minuto e meio. Dados que, alarmantes como são, justificam um mês inteiramente voltado à conscientização de cuidados com o coração.

Ainda de acordo com as informações emitidas pela SBC, doenças cardiovasculares matam duas vezes mais do que todos os tipos de câncer juntos, levando a classe médica a propor medidas simples de cuidados com o coração, a fim de reduzir as estimativas.

O dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração e, para enfatizar a necessidade de maiores cuidados com o coração, este mês se tornou foco de uma campanha nacional.

Cuidados com o coração e hábitos

Para os cardiologistas, os cuidados com o coração começam a partir de mudanças no cotidiano.

As principais causas de problemas cardiovasculares vêm da presença de fatores de risco clássicos, muito comuns em brasileiros, como a má alimentação, o tabagismo, o excesso de consumo de álcool, o sedentarismo e as doenças associadas a esses hábitos, como a hipertensão e a obesidade.

Fatores como o histórico familiar, as questões sociodemográficas e as culturais, também são de importante avaliação para determinar quem precisa estar mais atento aos cuidados com o coração, sobretudo, para ressaltar a importância de tais cuidados.

Vale lembrar que a orientação e a educação sobre o tema são as maiores aliadas na prevenção.

Leia também: O que precisamos saber sobre miocardite pós-vacina contra Covid

Recomendações

Para começar, boas práticas são as melhores condutas de cuidados com o coração.

Prática de exercícios deve ser regular:

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, para manter os cuidados com o coração em dia, é necessário praticar, no mínimo, 30 minutos de exercícios físicos diariamente.

A caminhada é a atividade mais recomendada para começar.

Alimentação precisa ser equilibrada:

O sal ainda é o principal vilão. Grande causador de retenção e alterações de pressão arterial, um grande cuidado com o coração é evitá-lo. Exames de colesterol devem ser realizados periodicamente, e a gordura dos alimentos deve ser ingerida com moderação.

Consulta periódica é um cuidado fundamental com o coração:

A pressão arterial deve ser medida ocasionalmente até mesmo em quem sempre registra 12x8. Baterias de exames de prevenção são importantes recomendações para cuidar do coração, uma vez que a maioria das doenças cardiovasculares começam silenciosas.

Aproveite a campanha do Setembro Vermelho para se consultar com o seu médico de confiança.

Saiba que os cuidados com o coração devem ser mantidos ao longo do ano.

Não se esqueça de também manter a sua rotina diária de leitura acessando nosso blog.

 

Fonte:

- https://guiadafarmacia.com.br/setembro-vermelho-mes-alerta-para-cuidados-com-o-coracao/
- http://www.cardiometro.com.br/

Assuntos relacionados: cuidados com o coração