Dr. Teuto

Blog

Blog


23/04/2021 Notícias

Câncer de mama se torna o tumor mais diagnosticado do mundo em 2020

Casos ultrapassam a marca de 2,2 milhões de indivíduos

Câncer de mama se torna o tumor mais diagnosticado do mundo em 2020

Um levantamento colaborativo realizado pela American Cancer Society (ACS) e a International Agency for Research on Cancer (IARC) mostrou que pela primeira vez os números de novos diagnósticos de câncer de mama ultrapassaram os de pulmão, tornando este o tipo de tumor mais incidente sobre a população mundial.

O Global Cancer Statistics 2020

Os dados do Global Cancer Statistics 2020 mostram que uma em cada 5 pessoas ao redor do mundo desenvolve algum tipo de câncer no decorrer da vida. Eles também estimam que apenas em 2020 foram diagnosticados 19,3 milhões de novos casos de câncer e registrados pelo menos 10 milhões de óbitos relacionados a tumores.

No entanto, o que chamou atenção foi o aumento na incidência do câncer de mama. Pela primeira vez este tipo de tumor ultrapassou o de pulmão, por uma diferença bastante pequena. Os tumores de mama representaram percentualmente 11,7% de todos os novos diagnósticos, enquanto que os de pulmão 11,4%.

Cabe ressaltar que apesar do aumento na incidência, segundo os dados colhidos, o câncer de mama não apresentou a maior taxa de mortalidade. Os tumores de mama foram responsáveis por apenas 6,9% das mortes, enquanto que os tumores de pulmão apresentaram uma taxa de 18%.

Quais as possíveis razões para o aumento da incidência do câncer de mama?

Segundo os autores do Global Cancer Statistics 2020, o aumento na incidência pode estar relacionado às mudanças dramáticas no nosso modo de vida que impactaram nos fatores de risco para o câncer de mama como excesso de peso, sedentarismo, consumo de álcool, gravidez tardia, menor quantidade de filhos e menor período de amamentação.

Um alerta

Os autores identificaram que as taxas de incidência dos tumores de mama estão aumentando em países onde historicamente foram baixas. Eles também ressaltam a discrepância nas taxas de incidência e mortalidade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A taxa de incidência é de 29,7 para cada 100.000 habitantes em países em desenvolvimento e de 55,9 nos países desenvolvidos. Já com relação à taxa de mortalidade, ela é de 15 para cada 100.000 habitantes nos países em desenvolvimento e de 12,8 nos desenvolvidos.

Ou seja, apesar da incidência nos países mais pobres ser mais baixa que nos países ricos, a mortalidade é maior no primeiro grupo. Para os autores este dado está relacionado ao fato de que nesses países os diagnósticos costumam ocorrer somente quando os tumores já estão em estágios avançados.

Portanto, eles indicam a urgência da implementação de campanhas de conscientização, promoção do diagnóstico precoce, além do tratamento correto e adequado como medidas que os países em desenvolvimento podem utilizar para diminuir as taxas de mortalidade por tumores na mama.

Conclusão

O levantamento Global Cancer Statistics 2020 demonstrou o aumento na incidência do câncer de mama, que ultrapassou o câncer de pulmão no registro de novos diagnósticos. Os autores do documento também apresentaram possíveis causas para este crescimento e a preocupação com a discrepância entre as taxas de incidência e mortalidade nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Gostou do texto? Assine nossa newsletter para receber mais informações sobre saúde e medicina.

 

Fonte:

- http://pressroom.cancer.org/GlobalCancerStats2020

Assuntos relacionados: CÂNCER DE MAMA