Dr. Teuto

Blog

Blog


12/04/2021 Notícias

Anvisa publica manual de prevenção a infecções por microrganismos multirresistentes

Documento apresenta recomendações de caráter regulatório para estabelecimentos de saúde

Anvisa publica manual de prevenção a infecções por microrganismos multirresistentes

A Anvisa divulgou um manual de prevenção a infecções por microrganismo multirresistentes, ou seja, que apresentam resistência a medicações. O documento faz parte da série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde e conta com diversas orientações sobre o combate e prevenção desses patógenos.

A origem do documento

O documento surgiu da análise de literatura e experiências práticas de um grupo de especialistas brasileiros. Eles usaram para a formulação das recomendações publicações científicas nacionais e internacionais.

O manual apresenta orientações da Anvisa sobre boas práticas que ajudem a prevenir infecções por microorganismo multirresistentes nos serviços de saúde, como também nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência) e na atenção domiciliar.

Principais recomendações

O documento apresenta diversas diretrizes no combate e prevenção de agentes infecciosos multirresistentes. As precauções estão divididas entre as que já são padrão nos serviços e as específicas para esses patógenos.

Medidas de precaução padrão

São medidas já comumente realizadas nos serviços de saúde e incluem:

●      Higiene das mãos;

●      Utilização de luvas, aventais, máscaras e óculos;

●      Descarte apropriado de seringas e outros equipamentos descartáveis.

Medidas de precaução de contato

São medidas utilizadas para prevenir a infecção que ocorre por contato com a mão, superfícies e equipamentos. Além das medidas padrão, elas incluem:

●      Quarto privativo e, se não for possível, distância de 1m entre os leitos;

●      Equipamentos como termômetro e esfigmomanômetro devem ser exclusivos para cada paciente.

Medidas de precaução para gotículas

São medidas utilizadas para prevenir a infecção que ocorre por meio de gotículas respiratórias. Além das medidas padrão, elas incluem:

●      Uso de máscaras cirúrgicas;

●      Quarto privativo e, se não for possível, internação com pacientes infectados com o mesmo patógeno e distância de 1m entre cada leito.

Medidas de precaução para aerossóis

São medidas utilizadas para prevenir a infecção que ocorre por meio de aerossóis que entram em contato com as vias aéreas. Além das medidas padrão, elas incluem:

●      Uso de máscara PFF2 ou N95;

●      Quarto privativo mantido fechado sempre, se não for possível, internação com pacientes infectados pelo mesmo patógeno e distância de 1m entre cada leito.

O manual também apresenta recomendações mais detalhadas de combate e prevenção de tipos específicos de patógenos como as enterobactérias resistentes a carbapenêmicos, entre outros. Você pode conferir o documento na íntegra aqui.

Qual a importância do manual de prevenção a infecções?

Segundo dados colhidos pela análise de literatura para a formulação do manual, microrganismos multirresistentes são responsáveis pela morte anual de 25 mil pacientes nos EUA e na Europa. Números que indicam a necessidade de se determinar diretrizes de prevenção e combate desses patógenos.

Portanto o manual de prevenção a infecções é um instrumento importante na busca da prevenção e do combate. Afinal, nele estão expostos protocolos e diretrizes de boas práticas chancelados pela Anvisa e por diversos profissionais da área de saúde.

Conclusão

Em suma, o manual de prevenção de infecções apresenta medidas que podem ser implementadas pelos serviços de saúde para o aumento da segurança dos pacientes e a prevenção de infecções por microorganismos resistentes.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba mais informações sobre saúde.

 

Fonte:

- https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/manual-prevencao-de-multirresistentes7.pdf
- https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-publica-manual-sobre-microrganismos-multirresistentes