Dr. Teuto

Blog

Blog


02/04/2021 Notícias

Entenda a importância dos cuidados com a saúde de médicos e profissionais da saúde

Em tempos de pandemia, ações voltadas a melhorar condições de trabalho são ainda mais essenciais

Entenda a importância dos cuidados com a saúde de médicos e profissionais da saúde

A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, tem causado um grande impacto na vida de todo mundo. Contudo, faz-se necessário apontar que apesar de os profissionais de medicina estarem todo dia na linha de frente, ainda existe pouca discussão sobre a condição de saúde dos médicos. Nesse sentido, o presente post busca trazer luz sobre essa temática tão importante.

Assim, aqui será apresentada uma breve exposição sobre a importância do cuidado com a saúde dos médicos, profissionais da saúde e de todos os trabalhadores que estão atuando na linha de frente dessa terrível batalha. Discorreremos também sobre algumas iniciativas que se encontram atuando nesse sentido, oriundas de órgãos como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério Público Federal (MPF).

Falta de estrutura e impacto na saúde dos médicos

Com nossa introdução devidamente realizada, damos início a pauta em questão. Primeiramente discorreremos sobre os impactos que a falta de estrutura tem causado na saúde física dos médicos. Por se encontrarem na linha de frente, a comunidade médica tem tido contato direto com contaminados e com o perigo do contágio diariamente.

Segundo a CFM, mais de 400 profissionais de saúde já perderam sua vida no combate à pandemia do novo coronavírus. Para evitar que esses combatentes se tornem apenas um número, o órgão optou pela criação de um memorial onde esses nomes podem ser identificados.

Ademais, ainda pertinente ao tema, é necessário ressaltar um outro aspecto presente no combate contra o coronavírus, o psicológico. Um estudo recente, elaborado pela Associação Médica Brasileira em janeiro de 2021, apontou que as condições presentes no colapso do sistema de saúde nacional têm impactado diretamente a mente dos praticantes de medicina.

Como consequência direta, houve um crescimento de médicos com síndrome de burnout. Os dados apontam que um enorme contingente de profissionais encontra-se esgotado física e mentalmente.

Tais informações corroboram com outra pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina, que indica que 96% dos entrevistados sentiram um impacto direto da pandemia causada pelo novo coronavírus em suas vidas. Dentre os sentimentos mais frequentes, a pesquisa averiguou um aumento de seu nível de estresse (22,9%), e a sensação de medo e pânico (14,6%).

Ações de apoio aos profissionais de saúde

Mediante esse cenário catastrófico, o Conselho Federal de Medicina organizou uma parceria com o Ministério Público Federal para lançar um canal de acompanhamento para os profissionais de medicina que estão lidando com a pandemia. Trata-se de um espaço que fora organizado com o objetivo de acolher o relato dos médicos sobre a falta de infraestrutura e condições adequadas de trabalho.

Além disso, a plataforma também objetiva acompanhar e identificar outros fatores que têm contribuído para o aumento de estresse e tensão durante a prática médica. Acredita-se que essa fiscalização permitirá identificar e tipificar os impactos da pandemia na comunidade médica.

Por fim, sabemos que a pandemia tem se configurado como um momento extremamente difícil para todos. Não é fácil estar todo o dia cercado por notícias desanimadoras. Portanto, gostaríamos de avisar a todos aqueles que se encontram vulneráveis para procurar ajuda profissional.

Essa é uma mensagem que é duplamente verdadeira para os profissionais de saúde. Afinal, todo o cuidado é pouco quando o assunto é a saúde dos médicos.

Deixe seus comentários no post e não esqueça de assinar a nossa newsletter.

 

Fonte:

- https://www.drteuto.com.br/blog-interna.php?data=2021-02-01&slug=o-retrato-da-covid-19-sob-os-olhares-dos-profissionais-de-saude
- https://memorial.cfm.org.br/ 
- https://www.drteuto.com.br/blog-interna.php?data=2020-11-13&slug=cfm-cria-memorial-virtual-em-homenagem-aos-profissionais-mortos-durante-a-covid-19 
- https://portal.cfm.org.br/noticias/conselho-federal-de-medicina-lanca-campanha-que-ressalta-a-necessidade-de-cuidar-da-saude-dos-medicos/
- https://portal.cfm.org.br/noticias/cfm-e-mp-se-unem-para-melhorar-condicoes-de-trabalho-na-linha-de-frente-contra-covid-e-proteger-medicos-do-estresse-fadiga-e-burnout/
- http://luna.cfm.org.br/ 

Assuntos relacionados: SAÚDE DOS MÉDICOS