12/02/2021 Notícias

Doenças tropicais: Entenda o que são elas e a importância de medidas para combatê-las

Tema faz parte de um Plano da OMS para combater o descaso à saúde da população carente

Você já ouviu falar sobre as doenças tropicais negligenciadas? Se não, este é o momento de se atualizar sobre o tema, pois essas enfermidades afetam mais de um bilhão de pessoas no mundo todo e são responsáveis por manterem as desigualdades sociais. Portanto, continue acompanhando o post e saiba mais sobre o assunto.

O que são doenças tropicais negligenciadas?

Doenças tropicais negligenciadas consistem em infecções que são desproporcionalmente mais predominantes nas regiões tropicais do mundo devido a fatores ambientais e biológicos da região, que promovem a disseminação desses tipos de doenças, bem como fatores socioeconômicos que dificultam a elaboração de medidas que auxiliem no controle e não propagação dessas enfermidades.

Dentre os problemas de ordem socioeconômica, podemos mencionar a falta de saneamento básico, acesso a serviços de saúde e água potável. Como exemplo de doenças tropicais, temos:

●       dracunculíase (doença do verme-da-guiné);

●       bouba;

●       malária;

●       dengue;

●       doença de Chagas;

●       leishmaniose;

●       esquistossomose;

●       tuberculose; e

●       hanseníase.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas doenças tropicais afetam mais de um bilhão de pessoas, o que representa um sexto da população mundial, sendo significativa parcela desse quantitativo composta por indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Por essas doenças prevalecerem em condições de pobreza e aumentarem as desigualdades já existentes, impedindo as crianças de frequentarem a escola e os adultos de exercerem atividades laborais, elas são denominadas doenças tropicais negligenciadas.

Iniciativa da OMS

Diante desse grave problema, a OMS elaborou um roteiro intitulado Ending the neglect to attain the Sustainable Development Goals: a road map for neglected tropical diseases 2021–2030, aprovado pela Assembleia Mundial da Saúde em novembro do ano passado, o qual apresenta metas e abordagens para combater as doenças tropicais negligenciadas.

Dentre as metas apresentadas, podemos destacar:

●       a redução em 90% de indivíduos que necessitam de tratamento para essas doenças;

●       erradicação em 100 países de, no mínimo, uma dessas enfermidades;

●       eliminação da dracunculíase e da bouba;

●       diminuição de mais de 75% no percentual de óbitos ocasionados por essas doenças;

●       disponibilização de acesso à água potável, saneamento básico e higiene.

Essas e outras metas devem ser concluídas em até dez anos, ou seja, em 2030. O documento foi elaborado por meio do diálogo entre a OMS, diversos países parceiros e pesquisadores com o objetivo de diagnosticar a situação atual, elaborar soluções e disponibilizar orientações sobre abordagens e medidas, de modo a contribuir para a diminuição dos casos de pessoas acometidas por doenças tropicais negligenciadas e seus efeitos na sociedade.

Conclusão

Como você pôde perceber por meio deste post, as doenças tropicais negligenciadas representam um grande problema de saúde, como também de ordem econômica e social, tendo em vista que acometem principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade e que não têm acesso a saneamento básico e a serviços de saúde.

Além da condição de pobreza estar atrelada ao surgimento dessas doenças, elas acabam prejudicando as pessoas, impossibilitando-as de estudarem e trabalharem para garantir uma vida mais digna.

Contudo, vale destacar que a responsabilidade pela disseminação dessas enfermidades tem como grande responsável a negligência por parte do Estado, o qual deve elaborar políticas públicas eficientes de combate à situação vigente.

Se você se interessou pelo assunto sobre as doenças tropicais e deseja manter-se atualizado sobre este e outros temas relacionados, siga-nos no Twitter!

Assuntos relacionados: DOENÇAS TROPICAIS