Dr. Teuto

Blog

Blog


01/02/2021 Notícias

O retrato da Covid-19 sob os olhares dos profissionais de saúde

Pesquisa da AMB retrata a preocupação de médicos com a segunda onda da pandemia

O retrato da Covid-19 sob os olhares dos profissionais de saúde

É inegável a chegada da segunda onda da pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil. Seus impactos podem ser sentidos em todas as esferas da sociedade. Contudo, pouco se conhece de maneira sistemática sobre as consequências do combate à Covid-19 para os médicos.

Visando completar essa lacuna do conhecimento, a Associação Médica Brasileira realizou uma pesquisa histórica no mês de Janeiro de 2021. Trata-se de uma investigação profunda e que contou com a parceria da Associação Paulista de Medicina (APM).

Relativo ao percurso metodológico empregado, a pesquisa realizou seu levantamento de dados através da difusão de um questionário elaborado na plataforma online Survey Monkey pelas unidades federadas da AMB, também conhecidas como Federadas da Associação Médica Brasileira. No total foram respondidos 3.882 questionários por profissionais da saúde de todas as regiões do país.

Dentre os resultados encontrados, podemos destacar que o momento atual é tão, ou até mais severo que aquele vivido em 2020. Sete entre 10 dos profissionais questionados relatam que houve um aumento considerável na taxa de óbitos.

Ademais, podemos apontar que o cenário gerado pelo quadro pandêmico não ocorre de forma igual para todos os envolvidos, de modo que fica claro que existem diferenças regionais da relação entre os médicos e a Covid-19.

Essas distinções se manifestam principalmente nas diferenças das taxas de ocupação de UTI. Cerca de 17,7% do total de entrevistados afirmam que o índice de ocupação tem prejudicado o tratamento dos enfermos. No Amazonas, esse cenário é particularmente grave, cerca de 54,5% dos médicos afirmam que as condições às quais esses profissionais estão submetidos  - em particular, o alto índice de ocupação de UTI -  está prejudicando o combate à doença.

Os relatos contribuem para a composição de um conto de horror sobre o dia a dia desses profissionais. Retomando o exemplo de Manaus, encontram-se declarações de profissionais que tiveram que ventilar manualmente pacientes que sofriam de falta de oxigênio.

Trata-se de um cenário que tem impactado severamente o psicológico dos envolvidos. A pesquisa aponta que há um crescimento de síndrome de Burnout entre os agentes da saúde, resultando em profissionais cansados fisicamente e mentalmente.

Outro resultado importante a ser ressaltado é pertinente às chamadas fake news. Cerca de 91% dos entrevistados relatam que as notícias falsas têm sido um agravante no combate à pandemia, resultando em um aumento da descrença na ciência e o desprezo a medidas de isolamento social. Por fim, a pesquisa revela um dado assustador: cerca de 25% dos médicos entrevistados já contraíram a doença e criticam fortemente a condução da pandemia pelo Governo Federal.

A pesquisa realizada demonstra com precisão a realidade vivida pelos médicos no combate à Covid-19 após a chegada da segunda onda, resultando numa situação caótica e precária que tem adoecido fisicamente e mentalmente esses profissionais. Revela-se também a necessidade de uma maior ação coordenada por parte do Governo Federal e ressalta a importância do distanciamento social.

Caso você tenha gostado deste post, não deixe de acompanhar o nosso blog. Lá produzimos muitos textos semelhantes! Confira!

 

Fonte:

https://pt.surveymonkey.com/?program=7013A000000mweBQAQ&utm_bu=CR&utm_campaign=71700000058894487&utm_adgroup=58700005405721058&utm_content=43700049188956185&utm_medium=cpc&utm_source=adwords&utm_term=p49188956185&utm_kxconfid=s4bvpi0ju&language=non-english&gclid=Cj0KCQiAyJOBBhDCARIsAJG2h5fWoJmqaF1YJuE_Pg0zWqmFBpR-ESbwFExAA4dLfI48YRNnvxhYKCsaAmYcEALw_wcB&gclsrc=aw.ds
https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/01/4900540-covid-em-manaus-sem-oxigenio-pacientes-dependem-de-ventilacao-manual-para-sobreviver-em-manaus.html
https://www.drteuto.com.br/blog-interna.php?data=2020-10-16&slug=fake-news-na-pandemia-um-inimigo-perigoso-que-deve-ser-combatido
https://www.drteuto.com.br/blog-interna.php?data=2020-11-20&slug=como-podemos-realizar-o-controle-da-pandemia-de-forma-eficaz

Assuntos relacionados: COVID-19 MÉDICOS