Dr. Teuto

Blog

Blog


08/01/2021 Notícias

OPAS divulga novas funções essenciais da saúde pública para países das Américas

Órgão divulgou uma publicação com o intuito de obter sistemas mais fortes de saúde

OPAS divulga novas funções essenciais da saúde pública para países das Américas

A OPAS, ou Organização Pan-Americana da Saúde, tem como função aprimorar a saúde e a qualidade de vida dos países da América. Carissa Etienne, diretora da OPAS, constatou que a pandemia por conta da Covid-19 demonstra a necessidade de que as instituições voltadas à saúde da população sejam mais consistentes e tenham mais força para que as funções relacionadas à saúde da sociedade sejam preservadas.

Etienne diz também que os valores colocados pelos governos não têm sido suficientes para as funções da saúde pública e nem para ultrapassar os obstáculos atuais e até mesmo as demandas da sociedade. Ela quer que os países invistam em funções essenciais de saúde pública, gerando assim inclusão de todos nos sistemas de saúde.

Você sabia que pelo menos 30%, que equivale a mais ou menos 279 milhões de habitantes, não solicitam atendimento em momentos de necessidade? Pois é, existem empecilhos que tornam complexo o acesso a estes atendimentos e serviços de boa qualidade e, consequentemente, gerou mortes de 1,7 milhão de pessoas nos países da América.

Existem diversos fatores para que as pessoas não procurem atendimento quando precisam, como falta de acesso, falta de informação, distância, qualidade dos atendimentos, preconceito com o sistema de saúde público, e assim por diante.

Infelizmente, a falta de acesso à informação causa uma margem de mortes em números enormes conforme dito acima

Órgão divulgou uma publicação com o intuito de obter sistemas mais fortes de saúde

No décimo segundo dia do mês de dezembro do ano de 2020, que é celebrado o Dia Universal da Saúde, este órgão realizou a publicação do “The Essential Public Health Functions in the Americas: A Renewal for the 21st Century”. Em português, a tradução literal seria: As funções essenciais de saúde pública nas Américas: uma renovação para o século 21.

A publicação teve como objetivo a conscientização do quanto o acesso à saúde é importante e um direito básico e essencial de todos.

A OPAS, junto das FESP (Funções Essenciais de Saúde Pública), comprometeram-se a trazer estas funções essenciais nas Américas, e, nesta versão atualizada do documento, possuem as atuais condições sociais, políticas, econômicas, dentre outras, que afetam as regiões da América.

Este possui 5 sessões:

●      Fala-se sobre porque renovar as FESP;

●      Fala-se das bases das novas funções essenciais de saúde;

●      Traz uma nova abordagem para implementar as FESP;

Além disso, traz uma lista de 11 FESP, que se baseiam na saúde do povo, seja ela precária ou não, para o fortalecimento destas políticas, além de se certificar que todos terão acesso aos serviços de saúde.

Conclusão

A OPAS visa aprimorar a saúde e a qualidade de vida dos países da América, utilizando das FESP e trazendo 11 novas funções essenciais de saúde pública.

Atualmente, os investimentos realizados não estão sendo suficientes, e estas novas funções essenciais fortalecerão e darão acesso aos serviços de saúde para todos.

A atualização deste documento com certeza eliminará a vulnerabilidade das funções da saúde pública nos países da América.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!

 

Fonte:

https://www.paho.org/pt/noticias/11-12-2020-opas-atualiza-funcoes-essenciais-saude-publica-para-paises-das-americas
https://iris.paho.org/handle/10665.2/53124

Assuntos relacionados: FUNÇÕES DA SAÚDE PÚBLICA