Dr. Teuto

Blog

Blog


01/01/2021 Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre as vacinas contra a Covid-19

Relatório do CFM apresenta os principais desdobramentos no Brasil e no Mundo. Acompanhe!

Tudo o que você precisa saber sobre as vacinas contra a Covid-19

No começo de janeiro o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou um relatório sobre as vacinas de Covid-19 em desenvolvimento ou que já foram liberadas para uso emergencial em alguns países. O relatório compila uma série de dados obtidos até 07 de janeiro de 2020.

Além de trazer explicações sobre as vacinas de Covid-19, o relatório também indica possíveis dificuldades e situações nas quais o Brasil e outros países precisam se atentar para realizar uma ampla e eficaz campanha de vacinação.

Os métodos de desenvolvimento de vacinas

Um dos pontos apreciados no relatório foi as diversas formas utilizadas pelos laboratórios para desenvolver seus imunizantes contra a Covid-19. Estão sendo utilizados três métodos para desenvolvimento de vacinas:

Vacinas de 1ª geração

Essas vacinas possuem o agente infeccioso inativado ou atenuado e já são amplamente utilizadas na medicina. O processo de desenvolvimento e comprovação de eficácia costuma ser mais demorado. Exemplos: vacina da pólio, sarampo e varicela.

Vacinas de 2ª geração

Essas vacinas são produzidas por meio de antígenos e também já são conhecidas da medicina. O processo de desenvolvimento é mais rápido se comparado às vacinas com agentes inativos ou atenuados. Exemplos: vacina hepatite B, coqueluche e meningite A.

Vacinas de 3ª geração

Essas vacinas são uma novidade, pois utilizam a tecnologia de mRNA (RNA mensageiro) que facilita uma produção rápida dessas vacinas. Não existem vacinas utilizadas em humanos com essa tecnologia, apenas vacinas veterinárias.

O relatório do CFM salienta a necessidade de se buscar meios eficazes, baratos e rápidos de desenvolver vacinas contra a Covid-19. Já que diante das recentes mutações do vírus e do histórico de outros coronavírus, não se pode descartar a possibilidade da Covid se tornar uma doença sazonal, como a gripe.

Quais os desafios para a vacinação no Brasil?

O CFM também citou algumas preocupações ou possíveis desafios para a vacinação em massa contra a Covid-19 no Brasil. De acordo com o relatório, um país do tamanho populacional do Brasil não pode contar apenas com doses compradas no mercado internacional.

É crucial que ocorra pactos de cooperação e transferência de tecnologia com laboratórios estrangeiros, assim permitindo que as vacinas possam ser produzidas em território nacional. Isso facilitaria a chegada e a distribuição das doses, propiciando uma rápida vacinação em massa.

O relatório mostra, também, a preocupação com os critérios de armazenagem de algumas vacinas. Imunizantes que precisam ser armazenados em temperaturas muito baixas, caso da vacina desenvolvida pela Pfizer e da concorrente Moderna, podem dificultar a logística de distribuição das doses.

Concluindo

O relatório do CFM oferece um panorama bastante interessante sobre as principais vacinas de Covid-19 em desenvolvimento e uso no mundo. Além de refletir sobre possíveis desafios para a imunização em massa da população, para assim controlar a pandemia. O texto também oferece alguns detalhes mais técnicos sobre as 20 vacinas com estudos mais avançados até o momento. Você pode conferir o relatório na íntegra clicando aqui.

Deseja saber mais sobre as vacinas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

 

Fonte:

https://portal.cfm.org.br/wp-content/uploads/2021/01/VACINAS-CFM-FINAL-ajustado.pdf

Assuntos relacionados: VACINAS COVID-19