Dr. Teuto

Blog

Blog


20/11/2020 Notícias

Como podemos realizar o controle da pandemia de forma eficaz?

OPAS divulga as melhores práticas para controlar a Covid-19

Como podemos realizar o controle da pandemia de forma eficaz?

O novo normal tem sido experienciado pelo mundo todo já faz algum tempo e, apesar de não termos obtido ainda uma vacina capaz de combater a transmissão do novo coronavírus, aprendemos muito sobre como devemos realizar o controle da pandemia.

Sendo assim, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicaram em novembro deste ano um guia que reúne as melhores práticas observadas no mundo no combate à disseminação do novo coronavírus.

Intitulado como “Considerações para implementar e ajustar medidas sociais e de saúde pública no contexto da COVID-19”, este manual visa subsidiar a tomada de decisão de gestores e governantes no mundo todo, visto que enquanto não temos uma vacina capaz de controlar a situação vigente, devemos dispor dos melhores métodos para evitar um novo ciclo de contágio, como temos observado em diversos países, inclusive no Brasil.

Veja neste post quais são as boas práticas de controle da pandemia apontadas pela OPAS e OMS. Boa leitura!

As boas práticas para o controle da pandemia

Uma das principais práticas apontadas pelo relatório de controle da pandemia foi a implementação do sistema de vigilância epidemiológica, o qual permite a identificação prévia e a adoção de medidas de contenção antes que o problema se alastre e seja mais difícil de ser controlado.

Outra ação apresentada pela OPAS e OMS foi a implementação de rastreamento de contatos, o qual possibilita identificar pessoas que estiveram em contato com um indivíduo contaminado pelo novo coronavírus, de modo a informá-las sobre a possível contaminação, testá-las e orientá-las a permanecerem em isolamento social até mesmo de familiares que habitam na mesma residência para evitar novos contágios.

Por fim, a atenção primária à saúde, seja através de sistemas de cobertura universal, seja a partir da organização de equipes médicas para emergências, por exemplo, foi a terceira medida mais eficiente no controle da pandemia.

Vale destacar que cada uma dessas medidas sozinhas proporciona bons resultados no controle da propagação do vírus. Entretanto, quanto mais medidas forem adotadas pelos gestores e autoridades governamentais, maior será o controle obtido no país.

A importância de respeitar tais diretrizes para o combate ao novo coronavírus

Estamos observando em todo o mundo a ocorrência de casos de reinfecção e novos ciclos de contágio pela Covid-19, de modo que as autoridades governamentais, bem como toda a sociedade, devem continuar adotando medidas de prevenção para não sobrecarregar o sistema de saúde e evitar novas mortes até que uma vacina eficiente seja liberada para imunizar toda a população.

Concluindo...

Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus não acabou, e até que tenhamos uma vacina eficiente para imunizar toda a população, teremos que nos habituar às medidas de controle da pandemia. Por outro lado, felizmente hoje já conhecemos mais sobre o novo coronavírus e podemos adotar medidas de fato eficientes para combater a sua transmissão.

Se você gostou deste post sobre o controle da pandemia e deseja receber mais conteúdos informativos como este, assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado!

Até a próxima!

 

Fonte:

https://www.paho.org/pt/noticias/11-11-2020-opas-descreve-melhores-praticas-para-controlar-pandemia-covid-19

Assuntos relacionados: CONTROLE DA PANDEMIA