Dr. Teuto

Blog

Blog


16/11/2020 Notícias

Conheça a importância da bioética em tempos de pandemia

Revista do CFM destaca tema em sua nova edição. Veja os principais pontos!

Conheça a importância da bioética em tempos de pandemia

O que é bioética?

A bioética é a aplicação prática da ética para o campo da saúde. A ética é um conceito amplamente debatido na filosofia e consiste na reflexão a respeito da moral, que nada mais é do que as regras de uma sociedade, ou seja, aquilo que é esperado socialmente do indivíduo.

A moral muda de sociedade para sociedade, visto que a cultura e os valores de uma população podem ser completamente diferentes das demais. Além disso, aquilo que era moralmente aceito no passado em uma mesma sociedade pode passar a ser percebido como inapropriado para as gerações futuras daquela mesma sociedade.

Quando aplicamos o conceito da ética para pensar o dia a dia dos profissionais de saúde, estamos refletindo e debatendo sobre questões como:

●      aborto;

●      eutanásia;

●      testagem em humanos e animais;

●      clonagem;

●      fertilização in vitro;

●      dentre outros.

Há várias divergências no campo social a respeito da saúde e da vida que necessitam de uma abordagem filosófica que sustente a tomada de decisão. Desse modo, diversas correntes dentro da bioética tentam amparar as ações dos profissionais no campo da saúde, sendo algumas delas o personalismo, o utilitarismo e a bioética social.

Qual a importância da bioética em tempos de pandemia?

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus novas questões surgiram no campo da bioética. Diante da emergência de tal debate, a Revista Bioética elencou este como um dos principais temas abordados em sua nova edição.

A revista traz vinte artigos científicos sobre a temática geral da bioética, sendo três deles dedicados ao debate sobre a bioética e o contexto atual de pandemia. Os artigos ressaltam os problemas éticos enfrentados pelos profissionais que estão na linha de frente no combate a Covid-19.

Os profissionais de saúde são expostos a situações delicadas, nas quais devem priorizar o atendimento e o tratamento de um paciente em detrimento de outro, visto que em muitos hospitais não há recursos suficientes para suprir a grande demanda.

Um exemplo de questão ética que tem acompanhado os profissionais de saúde nessa jornada é sobre quem deve ser priorizado: um paciente mais idoso, o qual tem mais chances de vir a óbito, ou uma pessoa mais nova, a qual ainda tem uma vida inteira pela frente?

Um dos artigos aponta que os profissionais de saúde devem priorizar salvar o maior número de vidas possíveis sem fazer juízo de valor quanto qual vida vale mais, visto que todas as vidas importam e não existe critério para estabelecer que um ser humano valha mais ou menos do que outro.

Outro tema abordado na revista é sobre a bioética aplicada ao contexto de experimentos em seres humanos para a descoberta de uma vacina que acabe com a pandemia. Diante da pressão social e governamental de todo o mundo, os pesquisadores por trás dos estudos sobre a Covid-19 tentam encontrar diversas maneiras de agilizar os experimentos, o que também traz novas questões para serem debatidas pelos estudiosos da bioética.

Para saber mais sobre a importância da bioética, clique aqui e leia os artigos da revista na íntegra. Agora, se você quer continuar recebendo o nosso conteúdo em primeira mão e se manter bem atualizado sobre este e demais temas relacionados, inscreva-se na nossa newsletter.

Até a próxima!

 

Fonte:

https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica
https://www.youtube.com/watch?v=FXACjl6Mfzk
https://www.youtube.com/watch?v=07pEiRymoLk&t=159s

Assuntos relacionados: A IMPORTÂNCIA DA BIOÉTICA