Dr. Teuto

Blog

Blog


13/11/2020 Notícias

CFM cria memorial virtual em homenagem aos profissionais mortos durante a Covid-19

Medida pretende homenagear os profissionais que perderam suas vidas na linha de frente

CFM cria memorial virtual em homenagem aos profissionais mortos durante a Covid-19

Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos médicos e profissionais da saúde faleceram enquanto trabalhavam na linha de frente no combate ao vírus. A partir disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) em conjunto com os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) resolveram prestar uma homenagem para os médicos que perderam a vida salvando tantas outras.

O que é o memorial

O memorial é uma plataforma digital de acesso livre que permite que as pessoas vejam o nome e diversas outras informações dos médicos que faleceram durante o combate à pandemia. Essa homenagem tem como propósito eternizar a trajetória desses profissionais, de modo que eles não sejam apenas um número nas estatísticas, e sim pessoas muito importantes que fizeram seu papel durante um momento de muitas perdas.

Quando e como foi criado

Essa homenagem para médicos entrou no ar no dia 19 de Outubro de 2020, mais precisamente às 19 horas. A partir desse momento, as pessoas puderam acessar a plataforma e verificar todos os médicos que faleceram devido ao Covid-19, no Brasil. A plataforma foi criada e desenvolvida pelo CFM com auxílio dos CRM’s do país.

Origem das informações

As informações mostradas no sistema foram fornecidas por artigos publicados pela imprensa, sindicatos médicos, conselhos regionais de medicina, secretarias  — tanto municipais quanto estaduais de saúde  — e sociedades de especialidades.

Dados apresentados na ferramenta

A plataforma permite que o usuário possa filtrar uma lista de médicos por sexo, pelo mês de falecimento, estado do Brasil ou região do país. Na lista, é mostrado o nome do profissional, uma foto, data de nascimento e falecimento e um breve perfil sobre sua trajetória.

O site conta também com uma série de textos e notícias sobre o trabalho médico no cenário da pandemia, dados sobre o número de médicos falecidos por estado e  um espaço para que o público possa deixar uma mensagem de apoio ao médicos nesse momento.

Como acessar o memorial

A plataforma está disponível no endereço  https://memorial.cfm.org.br/. O conteúdo pode ser acessado através de um navegador em computadores, notebooks, entre outros aparelhos. Além disso, o site é elaborado para que as pessoas possam acessar com facilidade pelos seus smartphones e tablets e ter acesso às mesmas informações de forma rápida.

No mesmo site também é possível acessar o vídeo “Médicos: essenciais ontem, hoje e amanhã” em que são explicados os motivos da homenagem para que o público possa entender melhor do que se trata.

Considerações finais

É muito importante nesse momento tão delicado que estamos vivendo no mundo que essas pessoas que dedicaram suas vidas para salvar outras não sejam esquecidas. Até o começo de Dezembro de 2020, o Brasil teve 440 médicos falecidos em decorrência da Covid-19.

Essa homenagem para médicos do CFM permite que nós possamos enxergar esses profissionais não como números, e sim como pessoas que têm um rosto, uma história e merecem ser lembradas e homenageadas.

Gostou do post e deseja saber mais sobre esse e outros assuntos? Clique aqui e nos siga no Facebook!

 

Fonte:

https://memorial.cfm.org.br/
https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28836:2020-10-27-21-46-41&catid=3