Dr. Teuto

Blog

Blog


09/11/2020 Notícias

Curiosidade: Você sabe como é a formação médica pelo mundo?

Entenda como funcionam os exames e exigências para atuar como médico em outros países

Curiosidade: Você sabe como é a formação médica pelo mundo?

O curso de medicina é um dos mais concorridos do país. Mesmo com essa alta concorrência ainda é preciso pensar no curso em si e nas mudanças benéficas que ele pode ter. A preparação de um profissional dessa área é um dos principais passos para a melhora da saúde no país. Pensando nisso, é preciso que seja feita uma análise da formação médica pelo mundo.

Veja neste post a análise de 5 países (Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido e Itália) na formação de seus médicos. Acompanhe!

Cursos de medicina

Atualmente existem diversas formas de ingresso nesse tipo de graduação, sendo que as mais comuns se dão pelos vestibulares próprios de universidades públicas e privadas e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O ingresso na faculdade de medicina pode ser muito difícil, mas será que a preparação dentro da graduação é a mais correta? Veja como o curso funciona em outros países:

●      Estados Unidos: O curso lá é dividido em 8 anos. Nos primeiros 3 anos o aluno deve fazer uma graduação em ciências antes de fazer pós em medicina. Depois ele deve passar 2 anos estudando a base teórica do curso, e ao final, nos últimos 2 anos ele precisa fazer aulas com contato com pacientes e aulas em hospitais;

●      Canadá: No Canadá também é preciso fazer uma faculdade relacionada a ciências antes de fazer medicina. Depois ainda é preciso fazer uma residência médica obrigatória;

●      Espanha: A graduação na Espanha tem a duração de 5 anos, sendo que nos três primeiros o aluno aprende a base teórica da área e nos outros 2 ele tem contato com pacientes e aulas em hospitais;

●      Reino Unido: No Reino Unido a graduação dura 8 anos, sendo que os 4 primeiros é de base teórica, seguido de 1 ano de contato com pacientes e aulas em hospitais e mais 2 anos de estágio compulsório com supervisão;

●      Itália: O curso de medicina na itália tem a duração de 6 anos. É preciso fazer uma prova de ranqueamento para a escolha da residência.

Habilitação para medicina

Veja como os países habilitam os profissionais graduados em medicina para exercerem a profissão:

●      Estados Unidos: É preciso fazer um exame de licenciamento médico;

●      Canadá: Aplica-se o mesmo exame dos EUA;

●      Espanha: Deve-se fazer uma prova teórica e uma avaliação prática;

●      Reino Unido: Atualmente não é preciso fazer uma prova, mas a partir de 2024 existirá essa obrigatoriedade;

●      Itália: É preciso fazer um exame de múltipla escolha para receber o diploma.

Brasil em relação a formação médica pelo mundo

Atualmente o Brasil conta com cursos de medicina que têm a duração de pelo menos 6 anos. Dentro desses 6 anos, 4 são voltados ao aprendizado e 2 anos ao contato com pacientes e aulas em hospitais. É preciso fazer ao menos 2 anos de especialização, caso o profissional deseje atuar em uma área específica.

Ao final do curso não é preciso fazer nenhum tipo de teste ou exame para atestar a capacidade técnica do profissional, como é o caso do exame cobrado pela Ordem dos Advogados do Brasil, por exemplo.

Isso faz com que o médico muitas vezes não saia totalmente capacitado do curso. Assim, é preciso repensar o sistema adotado no país para que a qualidade da saúde seja aprimorada. É interessante se inspirar na formação médica pelo mundo para adotar as medidas que são boas e que se adequam a realidade do Brasil.

Veja também: Quais são os gastos com saúde no Brasil? CFM divulga dados exclusivos!

 

Fonte:

http://www.flip3d.com.br/pub/cfm/?numero=307&edicao=5031#page/7
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/07/veja-como-e-e-quanto-dura-o-curso-de-medicina-em-15-paises-e-no-brasil.html

Assuntos relacionados: FORMAÇÃO MÉDICA PELO MUNDO