Dr. Teuto

Blog

Blog


23/10/2020 Notícias

Quais são os gastos com saúde no Brasil? CFM divulga dados exclusivos!

Levantamento revelou que investimento em saúde está aquém do ideal a nível nacional

Quais são os gastos com saúde no Brasil? CFM divulga dados exclusivos!

A saúde está na Constituição Federal como um direito fundamental de todas as pessoas. Dessa forma, cabe ao Governo Brasileiro, bem como às instituições médicas, levarem ao cidadão os recursos necessários para a manutenção de sua saúde. Entretanto, os gastos com saúde no Brasil, realizados pelo governo, estão abaixo do que é necessário para o bem-estar da nação.

Estudos e levantamentos indicam que os valores gastos, tanto de modo geral quanto de maneira individual (per capita), não são suficientes para suprir a demanda por saúde no país. Dessa forma, as pessoas acabam gastando muito de seus próprios bolsos para adquirirem medicamentos e serviços médicos dos quais necessitam.

Ao constatar esse problema, o CFM (Conselho Federal de Medicina) realizou um estudo que identificou o grande contraste do Brasil comparado a outros países quando o assunto são os gastos públicos com saúde. Além disso, o conselho se juntou a ONG Contas Abertas e constatou que o valor gasto com saúde é muito aquém do que é necessário.

Números e levantamentos feitos pelo CFM

O CFM verificou que há uma grande discrepância do Brasil em relação a outros países no que tange a porcentagem de valor público destinado à saúde.

No caso do nosso país, o governo contribui apenas com 41,9% dos gastos totais em saúde, os quais representam U$389,00 por pessoa a cada ano. O restante do valor empregado em saúde vem da renda dos próprios cidadãos, que acabam por ter que utilizar seu dinheiro em medicamentos, consultas médicas, planos de saúde, entre outros.

Entretanto, países como o Reino Unido gastam cerca de U$3.064,00 por pessoa a cada ano. Na França esse valor chega a U$3.376,00, no Canadá o montante é de 3.505,00. Até em países vizinhos ao nosso, o valor chega quase a triplicar com um investimento anual de U$959,00 por pessoa.

É importante mencionar que o estudo foi realizado comparando o Brasil a outros países que também contam com um sistema parecido como SUS (Sistema Único de Saúde), de modo que os dados apresentados sejam relevantes comparativamente.

Além disso, em conjunto com a ONG Contas Abertas, o CFM levantou dados que atestam que o gasto com saúde, per capita, é de R$3,83 ao dia. Isso significa que cada habitante do Brasil custa apenas esse pequeno valor diariamente para os cofres públicos.

Esse valor está claramente abaixo das necessidades do país, de modo que isso implica em pessoas não sendo atendidas e funcionários da área da saúde menos motivados a realizarem seu trabalho de maneira efetiva.

Impactos e interpretações na área da saúde no Brasil

Os impactos de não realizar o investimento correto são muito grandes. Além das interrupções no atendimento das pessoas por falta de gastos com saúde no Brasil, os profissionais da área não se sentem motivados para realizar atendimento de boa qualidade quando não recebem valores adequados como remuneração.

Gostou do assunto e deseja ler mais posts assim? Acesso o nosso blog!

 

Fonte:

https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28829:2020-10-08-13-17-02&catid=3
https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28826:2020-10-08-12-51-55&catid=3

Assuntos relacionados: GASTOS COM SAÚDE NO BRASIL