Dr. Teuto

Blog

Blog


19/10/2020 Notícias

Neurociência: Estudo revela os benefícios de se brincar com boneca na infância

Brincadeira estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, de acordo com pesquisa

Neurociência: Estudo revela os benefícios de se brincar com boneca na infância

No dia 1 de outubro deste ano foi publicado o estudo Exploring the Benefits of Doll Play Through Neuroscience, que significa “Explorando os benefícios de brincar de boneca por meio da neurociência”. O estudo foi publicado pelo jornal Frontiers in Human Neuroscience e realizado por pesquisadores da Cardiff University.

O objetivo inicial da pesquisa foi atendido, de modo que os resultados finais obtidos mostram que ao brincar de boneca a criança tem o cérebro estimulado para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Acompanhe o post e entenda como a pesquisa alcançou estes e outros resultados!

Como a pesquisa foi realizada

Primeiramente, os pesquisadores selecionaram crianças de 4 a 8 anos, as quais foram colocadas em situações onde deveriam brincar com jogos de tablets e com bonecas.

A pesquisa foi dividida em diversos blocos, sendo que em alguns as crianças realizaram as brincadeiras sozinhas e num segundo momento com parceiros sociais. Ou seja, em alguns blocos a criança brincava com a boneca sozinha em outros era acompanhada pelo parceiro. O mesmo ocorria quando brincava com o tablet.

Tudo isso era feito durante a coleta de dados de espectroscopia de infravermelho próximo funcional (fNIRS), com um capacete que ficava posicionado na cabeça da criança enquanto ela fazia a brincadeira.

Principais descobertas

Os pesquisadores avaliaram que a região do cérebro ligada à empatia e ao processamento social, chamada sulco temporal superior posterior, era ativada quando as crianças brincavam com outras pessoas, independentemente de a brincadeira ser com a boneca ou com o tablet.

Porém, quando brincavam sozinhas a região era ativada de maneira muito mais consistente quando a brincadeira envolvia a boneca, e não o tablet.

Outra descoberta mostra que a região do córtex orbitofrontal, que processa o sentimento de recompensa, é ativada tanto em uma quanto em outra brincadeira. Entretanto, quando expostos a brincadeiras sozinhos, os meninos ativavam essa região ligeiramente menos do que as meninas.

Benefícios relatados

Em relação aos benefícios de se brincar de boneca na infância, os pesquisadores avaliam que a brincadeira pode auxiliar no desenvolvimento de empatia, especialmente quando brincam sozinhas.

Isso permite dizer que  ao brincar de boneca, a criança pode praticar interações sociais sem ter a necessidade de ter um parceiro junto realizando a atividade. A brincadeira traz muitas vantagens, especialmente quando se fala em desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Os resultados da pesquisa devem ser analisados e comparados com outras pesquisas semelhantes, mas pode servir como material para que novas descobertas sejam feitas e que o desenvolvimento das crianças seja cada vez mais levado em consideração na infância.

Conclusão

Diante da pesquisa, é possível avaliar que brincar, seja de boneca, tablet ou até mesmo outra atividade, faz com que a criança desenvolva habilidades em seu cérebro.

Entretanto é possível verificar que existem benefícios de brincar de boneca, especialmente se as crianças não têm companhia constantemente, visto que, ao brincarem sozinhas, mas com bonecas, as crianças se desenvolvem ainda mais em um nível socioemocional.

Acompanhe nosso Facebook e fique por dentro de mais posts interessantes!

 

Fonte:

https://pebmed.com.br/neurociencia-explica-os-beneficios-de-se-brincar-de-boneca-na-infancia/
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2020.560176/full

Assuntos relacionados: BENEFÍCIOS DE BRINCAR DE BONECA