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21/08/2020 Notícias

O que é atendimento omnichannel e como aplicá-lo em serviços de saúde?

Canais de comunicação precisam estar integrados para um bom atendimento

O que é atendimento omnichannel e como aplicá-lo em serviços de saúde?

O que antes era limitado a outros segmentos empresariais, agora também está na saúde. O atendimento omnichannel na saúde tem sido visto por muitos pacientes como uma enorme vantagem dentro da área de atuação.

Afinal, a tecnologia e a praticidade que ela oferece devem sempre ser utilizadas para melhoria contínua e crescente de todos os âmbitos. Quando isso diz respeito sobre a saúde humana, os efeitos benéficos podem ser sentidos já no primeiro contato. Para saber mais, continue acompanhando este post!

O que é omnichannel?

O método omnichannel de atendimento não é algo tão recente quanto muitas pessoas pensam. Na verdade, ele pode ser algo que está surgindo pouco a pouco na saúde, sendo visto como um ponto positivo. Entretanto, entendê-lo é o princípio básico para aplicá-lo.

O fato é que, com a rotina cada vez mais corrida, as pessoas buscam opções práticas, rápidas e facilitadas de realizarem seus afazeres. Logo, as empresas que não se adaptam a esse segmento, ficam para trás.

O atendimento omnichannel na saúde envolve a interação dos pacientes por meio de uma série de canais. Entretanto, mesmo que seja semelhante ao atendimento multichannel, ambos são diferentes. O fato é que, no atendimento omnichannel, a experiência é integrada.

Ou seja, a intenção ao prestar um atendimento omnichannel, é que o paciente não sinta a diferença entre o meio virtual e o real. Dessa forma, tudo se torna muito mais prático e fácil. Logo, se ele marcar uma consulta através do telefone, porém precisar conferi-la em um site, seus dados já estarão ali com as informações necessárias.

Objetivo do omnichannel na saúde

A intenção principal é fazer com que os dados do paciente estejam disponíveis em todos os canais de atendimento da clínica ou hospital. Além disso, um dos principais objetivos, além de garantir praticidade, é fazer com que a sua jornada seja atualizada em tempo real.

Assim, torna-se muito mais ágil o atendimento e o índice de satisfação sobe consideravelmente. Aliás, é extremamente importante que o paciente tenha acesso aos seus dados e autonomia de qual canal de atendimento quer utilizar. Além dele, os profissionais da saúde também podem e devem ter acesso ao seu histórico.

Esses canais integrados podem ser utilizados pelos profissionais da clínica para enviar recomendações aos pacientes, demais cuidados preventivos, novidades sobre serviços oferecidos, entre outros. Essa interação é responsável por melhorar o relacionamento entre médico e paciente. Porém, lembre-se que a autonomia é algo essencial e, por isso, o cliente deve optar por receber ou não tais lembretes e avisos.

Como aplicar o atendimento omnichannel na saúde?

O primeiro passo para implementar este tipo de atendimento é conhecer o perfil do seu paciente, para identificar os canais de comunicação que ele mais utiliza. Dentre os canais disponíveis, estão:

●      Aplicativos;

●      Blogs;

●      Redes sociais;

●      Sites;

●      Email,

●      Dentre outros.

Feito isso, invista na comunicação com os pacientes, seja para informar o andamento de um exame ou diagnóstico, seja para o paciente agendar um atendimento em sua clínica ou até mesmo para dar dicas de saúde e engajar o seu público. Para integrar todos esses canais é possível contar com softwares específicos de gestão.

Vantagens do atendimento omnichannel na saúde

O atendimento omnichannel na saúde agrega uma série de aspectos positivos não somente para a empresa, mas também para o próprio consumidor. Por exemplo:

●      Agilidade no atendimento;

●      Autonomia de escolha;

●      Maior preparo da equipe;

●      Otimização de tempo e função.

Ademais, a empresa também pode se considerar a um passo à frente dos concorrentes, já que o atendimento omnichannel na saúde é algo diferenciado e que vem se destacando nos últimos tempos. Dessa forma, é, sem dúvidas, uma forma inovadora de oferecer o que há de melhor para todos os pacientes e seus acompanhantes.

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Fonte:

https://peoplehealth.com.br/experiencia-do-paciente-a-estrategia-omnichannel-na-saude/
https://www.metasix.com.br/blog/atendimento-omnichannel-e-multichannel-na-area-da-saude/

Assuntos relacionados: ATENDIMENTO OMNICHANNEL NA SAÚDE