Dr. Teuto

Blog

Blog


17/07/2020 Notícias

Como fazer uma boa consulta online em sua clínica médica?

Dicas para otimizar sua consulta online e melhorar o atendimento a distância.

Como fazer uma boa consulta online em sua clínica médica?

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, é comum que muitas pessoas estejam retomando suas rotinas da forma mais segura possível. Quem depende de consultas médicas, por exemplo, não precisa sair de casa para obter resultados se puder contar com a consulta online. No entanto, é preciso que o médico esteja preparado para essa nova modalidade. Confira!

Consulta online e seus desafios

É impossível dizer que uma consulta online é tão eficaz quanto a consulta presencial. Afinal, um médico está acostumado a tocar em seus pacientes, realizar pequenos exames, observar o canal auditivo, escutar a respiração, observar a tosse, etc.

A partir do momento em que a consulta online se tornou a forma mais segura e viável, os profissionais da saúde precisaram se adaptar e atender o paciente da melhor forma possível. No entanto, seguir algumas dicas pode ser a forma mais fácil de realizar um atendimento agradável. Confira algumas neste post.

1. Ambiente apropriado

Com muitas pessoas trabalhando dentro de casa, é comum que haja alguns imprevistos. Barulhos em geral, familiares invadindo a cena de atendimento, bagunça e roupas inapropriadas, devem ser evitadas ao máximo.

Ao atender um paciente, certifique-se de que o ambiente esteja devidamente tranquilo, limpo e apto para atendimento. Além disso, vestir-se adequadamente também é importante.

2. Atendimento humanizado

Não é preciso estar na frente da pessoa para prestar um atendimento empata. Portanto, é muito importante manter a simpatia, a compreensão, calma e paciência na hora de entender o problema do paciente.

Afinal, na ausência de contato humano, muitas pessoas se encontram mais emotivas, estressadas e com uma enorme mistura de sentimentos. É preciso entender esse momento e aplicar o entendimento nos atendimentos médicos da consulta online.

3. Checklist no final da consulta

Quando chegar ao final da consulta online, ofereça ao paciente, de forma clara e de fácil entendimento, um resumo de todas as orientações e de tudo que foi falado. Se houver possibilidades, encaminhar por e-mail ou mensagem todas as instruções é uma boa alternativa.

4. Qualidade da internet

Como a opção de consulta online tem se tornado a opção mais favorável e segura neste momento, é importante que o profissional garanta uma internet de boa qualidade e estável. A intenção é que a conexão não caia durante a consulta e nem trave.

Demais cuidados e dicas

Em suma, a consulta online não é o método mais eficaz e assertivo de diagnosticar um paciente. Dessa forma, caso haja alguns sintomas que precisem ser analisados de perto, é imprescindível orientar o paciente a procurar um atendimento médico presencial.

Mesmo que a consulta online seja uma forma prática e rápida, determinados exames e diagnósticos somente podem ser feitos a partir de uma análise mais profunda. Além disso, uma dica importante é sempre contar com recursos de inteligência artificial, seja para promover a segurança na transmissão ou para garantir que haja mais organização no atendimento.

Por último, organizar a agenda de atendimento e o prontuário é uma ótima forma de seguir um padrão de atendimento e garantir uma melhor experiência!

Acesse o site e acompanhe todas as novidades!

 

Fonte:

https://portaltelemedicina.com.br/blog/consulta-online-como-manter-o-atendimento-durante-a-pandemia-de-covid-19

Assuntos relacionados: CONSULTA ONLINE