Dr. Teuto

Blog

Blog


22/06/2020 Notícias

Como a comunicação médica e a tecnologia podem atuar em conjunto?

Entenda como a tecnologia pode facilitar a comunicação entre o médico e o paciente.

Como a comunicação médica e a tecnologia podem atuar em conjunto?

A comunicação médica é uma ferramenta que ganhou mais relevância. Especialmente nos tempos atuais. Ela ajuda a minimizar os efeitos dos ruídos de mensagens, pois notícias que não são bem interpretadas podem gerar caos.

Melhorar a habilidade em se comunicar por meio da tecnologia tem sido o caminho utilizado em todas as áreas. Não seria diferente com a medicina.

Para ajudar a comunicação médica da sua clínica, consultório ou hospital, preparamos esse post. Confira como a tecnologia pode melhorar ainda mais a relação entre o médico e o seu paciente.

Qual a relação da comunicação médica e o comportamento dos pacientes?

Comunicar-se com clareza é uma das maiores qualidades de um médico. A falta dela pode gerar grandes problemas. Afinal, se feita de forma inadequada pode ocasionar erros que podem ser irremediáveis. Além de fragilizar a relação com o paciente.

Portanto, a comunicação verbal entre o médico e o seu paciente é algo que precisa ser feito com cuidado constante. Uma palavra colocada indevidamente em uma frase pode ser bastante prejudicial. Por isso, os profissionais da saúde precisam também ser excelentes comunicadores.

A medicina é um sistema social bastante complexo, que envolve a condição física e psicológica do paciente e de todos que o acompanham. É uma relação entre humanos, portanto, a comunicação deve ser feita com objetividade e com clareza de interpretação.

A capacidade que o profissional tem de conduzir uma consulta, por exemplo, usando as palavras certas e levando mais confiança para o paciente pode gerar resultados positivos. Afinal, quando uma pessoa sente segurança no médico que a acompanha, ela segue as instruções de tratamento com maior rigidez e contribui para que o resultado se torne mais eficaz.

Como a tecnologia pode ajudar a comunicação médica?

O mundo tornou-se digital. Portanto, a adoção de sistemas mais informatizados por toda uma equipe médica ajuda a melhorar a comunicação entre o profissional e o seu paciente. A transmissão de mensagens ao paciente e outros eventuais responsáveis, por exemplo, pode ser feita de forma mais prática e ágil.

Há ferramentas que podem ser acessadas de dispositivos móveis. Existem também plataformas de monitoramento e controle que podem ser acompanhadas a distância. Um grande exemplo são os aparelhos de administração de insulina para diabéticos.

A evolução da internet e o seu uso democrático permitiu com que todos pudessem ficar conectados. Portanto, o contato entre um médico e o paciente tornou-se melhor e mais eficiente. Hoje em dia não é preciso esperar por horas na fila para marcar uma consulta, por exemplo. É possível realizar essa marcação por meio dos portais das clínicas médicas ou dos hospitais.

Antigamente, o paciente saía do hospital com uma lista de instruções a serem seguidas, todas anotadas em um papel. Nos dias de hoje, é possível que o médico passe todas as recomendações via mensagem WhatsApp ou, ainda, por meio de aplicativos.

Além disso, atualmente as clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais podem usar as redes sociais, e-mail e outros recursos para manter um bom relacionamento com todos os seus atendidos. A telemedicina também tem sido bastante usada!

O uso da tecnologia veio para facilitar a comunicação médica. Afinal, quando bem feita, ela eleva o grau de experiência do paciente!

 

Fonte:

- https://prodoctor.net/blog/como-melhorar-a-comunicacao-medica-atraves-da-tecnologia/
- https://pebmed.com.br/comunicacao-medica-como-melhorar-esta-habilidade-atraves-da-tecnologia/
- https://radioagencianacional.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/audio/2020-04/tecnologia-de-comunicacao-entre-medicos-e-pacientes-reduz-risco-de

Assuntos relacionados: comunicação médica