Dr. Teuto

Blog

Blog


19/06/2020 Notícias

Assinatura digital para médicos: entenda como esse recurso pode melhorar a sua rotina

Certificação digital traz mais agilidade e segurança na área médica.

Assinatura digital para médicos: entenda como esse recurso pode melhorar a sua rotina

O avanço tecnológico permitiu a assinatura digital para médicos chegar à área da saúde. Essa transformação vem contribuindo positivamente para que os pacientes sejam tratados com mais eficiência e os atendimentos em consultórios se tornem mais ágeis.

Com a modernização hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios estão se tornando mais eficazes e mais funcionais. Há cada vez menos papéis e arquivos físicos, pois os sistemas digitais invadiram a área da saúde, otimizando e organizando os atendimentos.

No post de hoje vamos falar sobre a assinatura digital para médicos. Continue acompanhando e veja quais as vantagens desse recurso para os profissionais da área da saúde. Boa leitura!

Como a assinatura digital para médicos funciona?

A assinatura digital para médicos usa uma técnica de criptografia que visa proporcionar mais segurança e autenticidade para os documentos virtuais. A entidade que regula esse uso no Brasil é o ICP-Brasil, assegurando que os documentos digitais tenham a mesma validade judicial que os impressos em papel e que são autenticados em cartórios.

Esse avanço tecnológico tem garantido mais organização para as clínicas, laboratórios, consultórios e hospitais. Além de levar mais praticidade para os atendimentos, teve melhorias em processos legais.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, CFM, a Resolução nº 1.821/2007 garante que todos os exames, incluindo laudos e exames de imagem, precisam ser mantidos em arquivos por 20 anos. Portanto, vários arquivos de papéis eram preservados por segurança, para assegurar que as informações seriam salvas e, caso precisassem, elas estariam  guardadas.

No entanto, em 2016, a Anvisa regulamentou o uso da assinatura digital em laudos médicos para laboratórios clínicos. Portanto, essa tecnologia tem favorecido o dia a dia para garantir a validade e segurança em longo prazo dos arquivos digitais.

Vantagens da assinatura digital para médicos

As duas principais vantagens do uso da assinatura digital para médicos são: garantir a integridade dos documentos e otimizar os processos internos.

A segurança de integridade dos resultados é um avanço, já que os exames podem contar com a assinatura de cada profissional envolvido no processo. Sendo assim, desde o profissional que fez a coleta do material até o médico que realizou a análise precisam assinar o documento de forma digital. O registro fica em um arquivo virtual, sendo de fácil localização.

A redução de espaço físico com papéis é uma das vantagens que a assinatura digital para médicos proporciona. A digitalização permite entregar todos os resultados de exame via internet. Dessa maneira, ficou muito mais fácil apresentar os exames aos médicos responsáveis. Basta somente o paciente levar o documento em PDF, no próprio smartphone, por exemplo.

É uma forma que evita perdas de exames ou extravios de conteúdos. Além disso, as clínicas, consultórios e hospitais possuem mais controle sobre os documentos que estão arquivados em sistemas inteligentes.

Sendo assim, as principais vantagens de usar uma assinatura digital para médicos em laudos são:

·         Maior segurança nos documentos;

·         Mais transparência;

·         Espaços de arquivos reduzidos;

·         Diminuição de custos;

·         Otimização dos processos de assinatura.

Já está usando essa tecnologia em seu consultório, clínica ou hospital? Então, está mais do que na hora de aplicar esse recurso em seu ambiente de trabalho.

 

Fonte:

- https://www.bry.com.br/blog/assinatura-digital-em-laudo-medico/
- https://www.bry.com.br/blog/telemedicina-no-brasil/
- https://saudebusiness.com/ti-e-inovacao/cinco-vantagens-da-certificacao-digital-no-prontuario-eletronico/

Assuntos relacionados: assinatura digital para médicos