Dr. Teuto

Blog

Blog


15/06/2020 Notícias

Live para médicos: Dicas e cuidados para ter sucesso em sua transmissão online

Tecnologia se tornou muito útil durante a pandemia, mas precisa de cuidados.

Live para médicos: Dicas e cuidados para ter sucesso em sua transmissão online

A tecnologia tem se provado a cada dia que passa uma ótima aliada da medicina, como é o caso da telemedicina e das ferramentas que visam a segurança do paciente. Sendo assim, hoje iremos falar sobre a live para médicos, que também é uma tecnologia que pode beneficiar a atuação profissional, mas deve ser feita com cautela. Confira! 

O que é uma live?

Basicamente, a live é uma transmissão de vídeo online e ao vivo, geralmente realizada por meio de redes sociais, tais como: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Muitos profissionais utilizam da live de forma estratégica para divulgar o seu trabalho, ampliar o público e engajá-lo. 

Portanto, enquanto estratégia de marketing digital, a live é uma ótima alternativa para todo e qualquer profissional que vise se destacar na sua área, pois uma forma de tornar o seu nome reconhecido e captar novos clientes é justamente conhecendo o perfil do público-alvo e, atualmente, a maioria das pessoas estão conectadas à internet.

Isso é o que aponta o estudo realizado pela Hootsuite em parceria com a We Are Social, que afirma que o Brasil é o segundo país onde as pessoas mais ficam conectadas à internet

No entanto, é fundamental que a live seja realizada de forma adequada e com qualidade para que o seu resultado não seja o contrário do que o profissional deseja e ele perca credibilidade.

Além disso, determinadas profissões, como a medicina, requerem um maior cuidado por parte dos profissionais, pois o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece como o médico deve se portar nessas situações. 

Portanto, veja a seguir como realizar uma live para médicos qualificada e ao mesmo tempo respeitar as normas do conselho.

Como fazer uma live de qualidade?

Para realizar uma live de qualidade para o seu público, primeiramente, você deve divulgar o evento online com antecedência. Além disso, você pode perguntar nas redes sociais quais assuntos as pessoas desejam saber e procurar também com o auxílio do buscador do Google, por exemplo, quais perguntas as pessoas estão fazendo sobre os temas que você é especialista. 

Outro ponto de suma importância é possuir a infraestrutura necessária para a realização da live. Portanto, tenha em mãos equipamentos de iluminação, áudio, vídeo e som, bem como um ambiente de fundo que transpareça profissionalidade. 

Mais uma questão fundamental é ensaiar bem o que irá tratar no conteúdo de sua live e possuir um roteiro contendo os tópicos que você irá abordar. Além disso, lembre sempre de deixar espaços para perguntas, de forma que o público se engaje. 

Por fim, peça um feedback dos telespectadores para saber quais os pontos fortes da sua live e quais pontos você deve aperfeiçoar para entregar um conteúdo ainda melhor para o seu público. 

CFM e as normas éticas nas redes sociais

Segundo o CFM, a conduta do médico em qualquer meio de comunicação de massa, como a live para médicos, deve se pautar pelo caráter exclusivo de esclarecimento, educação e divulgação de resultados comprovados cientificamente para a sociedade. 

Sendo assim, o profissional não pode divulgar conteúdo sensacionalista, realizar autopromoção ou promover terceiros, bem como não deve divulgar preços, fotos de pacientes e prometer resultados. 

Gostou deste post sobre live para médicos? Então assine a nossa newsletter e continue se atualizando!

 

Fonte:

- https://prodoctor.net/blog/como-fazer-uma-live-medica/
- https://prodoctor.net/blog/redes-sociais-para-medicos/

Assuntos relacionados: live para médicos