Dr. Teuto

Blog

Blog


25/05/2020 Notícias

Conheça os benefícios da análise de dados na saúde e como aplicá-la

Tecnologia auxilia o gestor a saber o que está acontecendo em seu estabelecimento médico

Conheça os benefícios da análise de dados na saúde e como aplicá-la

Atualmente, a análise de dados na saúde tem se mostrado uma ferramenta de gestão muito eficiente para auxiliar os gestores dessa área. Sendo assim, selecionamos um conjunto de informações relevantes para você conhecer mais sobre o tema e saber como implantá-la na sua clínica ou consultório. Boa leitura!

O que é a análise de dados na saúde?

A análise de dados se refere a um conjunto de estratégias utilizadas para compreender e interpretar dados e informações com o intuito de possibilitar ao gestor uma tomada de decisão que seja mais eficiente.

Esse tipo de estratégia é utilizada em diversos setores e na saúde, especificamente, é possível utilizar a análise de dados tanto para auxiliar no departamento financeiro e manter o controle das contas médicas de sua clínica ou consultório, como no diagnósticos de pacientes. 

Qual a importância da análise de dados na saúde?

Como você pôde perceber, a análise de dados é uma ferramenta de gestão eficiente para manter o equilíbrio financeiro em qualquer setor. Além disso, quando empregada especificamente na área da saúde pode auxiliar na tomada de decisão no que diz respeito ao diagnóstico eficiente do paciente.

A partir do registro inteligente de dados e informações sobre o paciente é possível analisar com maior agilidade a situação do indivíduo e fornecer um tratamento que seja mais adequado e eficaz. 

Essa conduta proporciona para a clínica uma relação de satisfação maior por parte do paciente, menores gastos com tempo de internação e maior segurança para a saúde e vida do indivíduo, o que é de suma importância para o setor da saúde. 

Como colocar em prática?

  1. Estabelecer objetivos

O primeiro passo para você aplicar a análise de dados na saúde em seu negócio é determinar qual ou quais objetivos você quer atender através de uma análise inteligente de dados. Para isso você pode estabelecer perguntas de partida que auxiliam na visualização dos seus objetivos, tais como:

  • Os pacientes estão satisfeitos com o atendimento?

  • Quanto a clínica ou consultório está faturando?

  • Qual é o índice de sucesso em tratar os pacientes?

  1. Definir os dados a serem coletados

Somente após definir os objetivos para a análise de dados na saúde será possível definir quais dados serão coletados, pois é a partir da delimitação do problema e objetivo que você poderá determinar quais dados são capazes de responder a esses questionamentos e como você fará para coletá-los e quais indicadores poderá obter através deles. 

  1. Determinar onde serão armazenados os dados

O terceiro passo consiste em estabelecer onde os dados coletados serão armazenados e esse passo é de suma importância, pois de nada adianta realizar um bom planejamento de coleta de dados se não possuir um local seguro para guardá-los.

Atualmente, há diversas ferramentas tecnológicas para auxiliar em diversos setores das empresas. Deste modo, é possível armazenar dados de forma segura e eficiente através de sistemas de integração. 

Esta foi a nossa seleção sobre tudo o que você precisa saber sobre análise de dados na saúde. Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e continue se atualizando!

Assuntos relacionados: análise de dados na saúde