Dr. Teuto

Blog

Blog


15/05/2020 Notícias

Descubra como otimizar a gestão de prontuários médicos em sua clínica

Pequenas ações podem melhorar a administração de prontuários. Saiba mais!

Descubra como otimizar a gestão de prontuários médicos em sua clínica

O modelo tradicional de prontuários, aquele de papel, usado em hospitais, clínicas e consultórios têm sido deixado de lado por não atender mais as necessidades exigidas atualmente pelo setor. Nesse cenário, encontrar maneiras de otimizar a gestão de prontuários médicos é um caminho que todos deverão trilhar se quiserem promover um atendimento de qualidade.

Mas o que fazer para colocar um novo modelo em prática? Ou ainda, quais ações podem ser tomadas mais facilmente e que gerem bons resultados? Nos próximos parágrafos, vamos apresentar algumas dicas úteis para a otimização dos prontuários médicos. Acompanhe!

Padronizar as informações

Além de cuidar para inserir as informações corretas, os profissionais também precisam se preocupar em respeitar um padrão previamente estabelecido. Com isso, os históricos dos pacientes ficarão mais organizados, o que permitirá que a equipe tenha menos trabalho e mais agilidade no atendimento.

Digitalizar os arquivos

Quando o assunto é otimizar gestão de prontuários médicos a digitalização dos arquivos é uma das melhores ferramentas. Ao fazer isso com as informações do paciente, a clínica tem a oportunidade de preservar tudo, organizar da melhor forma para que todos tenham menos trabalho e, claro, o profissional poderá acessar mais rapidamente o que deseja.

Além disso, a digitalização contribui para aumentar a segurança, um fator que pode ser um diferencial para a clínica. Afinal, quem não gosta de saber que seus dados estão protegidos?

Armazenar os dados na nuvem

Ao digitalizar os prontuários médicos é possível melhorar a execução de tarefas diárias, especialmente aquelas relacionadas a procedimentos rotineiros e tradicionais. Esse recurso poderá trazer ainda mais benefícios para o consultório ou clínica médica quando são armazenados na nuvem.

A principal vantagem desse tipo de serviço é que além de aumentar o nível de segurança, ele também permite que as informações possam ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento. Em palavras mais simples, todo o fluxo de trabalho da clínica é otimizado.

Aplicar recursos tecnológicos

Otimizar a gestão de prontuários médicos se torna muito mais fácil com a ajuda da tecnologia. Dependendo das necessidades da clínica pode ser interessante que uma plataforma de interação com o paciente seja implantada.

Por exemplo, ferramentas que permitam fornecer ao paciente o acesso a vários tipos de informações, tais como os agendamentos de suas consultas, informações sobre sua saúde, registros das orientações médicas e até mesmo marcar uma nova consulta.

Por meio desse tipo de serviço, o paciente não teria que se deslocar até a clínica caso precisasse de alguma informação, já que ela estaria disponível na plataforma online. No final das contas, serviços nessa linha, que contribuem para encurtar a ligação com o paciente, também ajudam a melhorar a qualidade do atendimento e aumentar a percepção positiva da clínica.

Procure o suporte adequado

Partindo da ideia de que otimizar a gestão de prontuários médicos depende de algumas mudanças que, geralmente, estão relacionadas à tecnologia, torna-se imprescindível que a equipe tenha acesso a um suporte adequado.

Praticamente todos os sistemas eletrônicos de gestão de prontuários contam com equipes especializadas para tirar dúvidas sobre as funcionalidades do sistema e para dar a assistência necessária no caso de um eventual problema.

Além disso, é preciso avaliar se a resposta do suporte é rápida. Como estamos falando de atendimento ao paciente, a agilidade é algo que não pode ser deixada de lado. No mais, ao escolher um sistema de prontuário eletrônico é fundamental ter atenção à variedade de funcionalidades e a praticidade de uso.

Os pontos citados acima servem como direção para qualquer clínica, consultório ou hospital que queiram otimizar gestão de prontuários médicos. Começar a trabalhar nisso o quanto antes é fundamental para o sucesso, tanto como negócio na área de saúde quanto na prestação de serviços, afinal, ineficiência e erros contribuem apenas para a perda de tempo e dinheiro.

Gostou de nossas dicas? Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais preferidas!