Dr. Teuto

Blog

Blog


24/04/2020 Medicina

Aprenda como implantar a melhoria da qualidade na saúde

A melhoria contínua é essencial para o sucesso de sua clínica

Aprenda como implantar a melhoria da qualidade na saúde

Você já parou para pensar sobre a importância da melhoria da qualidade na saúde? Pensar sobre isso é um fator fundamental para manter o alto padrão dos serviços oferecidos nos estabelecimentos de clínica médica.

Esse processo de melhoria tem muito a ver com o grau em que os serviços — coletivos e individuais — são oferecidos. É algo que deve ser considerado com uma atenção focada, contínua e com uma metodologia amplamente testada.

Além disso, precisamos ter em mente que a qualidade não melhora sozinha, logo, é necessário buscar por maneiras eficientes de promover mudanças positivas.

A seguir, selecionamos algumas dicas e orientações que servem como ponto de partida para a melhoria da qualidade na saúde no consultório e na clínica. Acompanhe!

Integrar sistemas

Um dos pontos mais importantes na melhoria da qualidade na saúde é a otimização dos processos e, aqui, a integração dos sistemas surge como uma solução eficaz.

Com a integração, é possível ampliar a experiência positiva do cliente/paciente, afinal, com informações e atualizações facilmente acessíveis todo o processo fica mais prático e ágil, sem que a segurança dos dados seja comprometida.

Monitoramento

Se o objetivo é melhorar a qualidade, é preciso monitorar tudo. Ao fazer isso, será possível realizar comparações após cada mudança feita, de forma que as ações que trouxeram bons resultados sejam mantidas e aquelas que se mostraram insuficientes para atender às necessidades da clínica sejam descartadas.

Criar um método de coleta de informações

Muitos erros e perda de tempo que impedem a melhoria da qualidade na saúde têm origem na falta de informações. Por isso, desenvolver como as informações gerais, tanto dos pacientes quanto da administração da clínica, serão recolhidas é um passo fundamental.

Questões como a frequência ou se o método escolhido será automatizado ou não devem constar no planejamento dessa medida.

Diminuir a variação clínica

Pode parecer estranho, mas muitos consultórios e clínicas médicas não conseguem otimizar seus processos, serviços e atendimento devido à variação clínica. Por ser um ponto sensível, a análise deve ser cuidadosa.

Vale observar que a redução na variação permitirá que a clínica, seus gestores e profissionais se concentrem em menos coisas que são importantes. Por exemplo, trabalhar uma área que não vinha recebendo a atenção devida, um serviço fundamental que estava sendo negligenciado ou ainda, identificar o que é a prioridade no momento.

Conhecer bem os pacientes

Melhorar a qualidade na saúde também passa por conhecer bem os clientes/pacientes. E algo que ajuda a tornar isso mais prático é promover a modernização dos cadastros. Nesse caso, os principais resultados serão percebidos no atendimento, especialmente porque a clínica terá dados suficientes para personalizar as soluções oferecidas.

Pontos fundamentais

Minimizar erros, melhorar a experiência do paciente e evitar o desperdício de tempo e de recursos são aspectos que precisam ser trabalhados continuamente a partir de alguns pontos fundamentais:

  • Ineficiência dos processos;

  • Motivação e capacitação permanente dos profissionais;

  • Processos obsoletos;

  • Falta de dados.

Clínicas e consultórios que conseguem promover melhorias na qualidade em saúde são aqueles que identificaram e trabalharam esses pontos, criando alternativas mais modernas, rápidas e eficazes. Claro, tudo isso a partir de um bom planejamento.

Gostou de saber mais sobre como melhorar a qualidade em saúde de seu estabelecimento? Aproveite e siga nossa página no Facebook para acompanhar as novidades!

Assuntos relacionados: melhoria da qualidade na saúde