Dr. Teuto

Blog

Blog


17/04/2020 Medicina

Como posso ajudar durante o coronavírus?

Veja formas de contribuir com o combate e à prevenção do Covid-19

Como posso ajudar durante o coronavírus?

Diante da pandemia do novo coronavírus diversos profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, técnico, entre outros, buscam alternativas de como ajudar durante o coronavírus. 

Esses profissionais podem direcionar suas linhas de atuação em formas de auxiliar a sociedade a conter o avanço do novo vírus. Continue lendo este post até o seu final e conheça os caminhos para ajudar nesse combate.

Como contribuir com o combate e à prevenção do coronavírus

Com todas as mudanças que a população mundial enfrenta em meio a pandemia causada pelo Covid-19, muitos profissionais da área da saúde estão dedicando seu tempo com atitudes solidárias, que possam ajudar a população a garantir melhor qualidade de vida durante esse período de quarentena e isolamento.

Programas de voluntariado do governo

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas podem ajudar no combate ao coronavírus ao fazer parte da Força Nacional do SUS.

Os profissionais podem se disponibilizar para trabalhar na prevenção ao Covid-19. Durante a pandemia o Ministério da Saúde irá avaliar a convocação dos profissionais de acordo com o cenário epidemiológico.

As inscrições foram abertas no dia 19 de março e permanecerão disponíveis por um ano, para alimentar o banco de dados do SUS que poderá ser utilizado futuramente durante qualquer situação semelhante. O Ministério da Saúde fica responsável por arcar com todos os custos.

Educação da população através da internet

A população está em contato com o excesso de informações vindas da internet e das redes sociais, muitas dessas informações errôneas e que podem assustar e causar pânico. Por isso, outra forma de como ajudar durante o coronavírus é usar a internet de uma forma positiva para ensinar e informar a população.

Sendo assim, os profissionais da saúde podem usar suas redes para esclarecer dúvidas e excluir ansiedades desnecessárias e preocupações exageradas, elucidando a realidade da situação. Entre as formas de abordagem o profissional pode mostrar como realizar os cuidados básicos de higiene e como diminuir o medo exagerado.

Serviço de atendimento online e gratuito

Outra forma de ajudar durante esse período é prestar atendimento gratuito e online para auxiliar pacientes com sintomas de coronavírus. Centenas de médicos de todo o Brasil já estão prestando esse serviço.

Durante a pandemia o conceito de consultório e consulta tem mudado, com o isolamento o consultório agora é na tela do computador.

A telemedicina pode ajudar o médico a ter uma boa avaliação do paciente de acordo com seus sintomas e assim orientá-lo com um atendimento eficaz e acolhedor. O serviço pode ser para pacientes com sintomas de Covid ou de outras especialidades.

Muitos profissionais não podem estar na linha de frente dos hospitais e estão em casa querendo ajudar de alguma forma, então todos os meios que vimos acima podem ser úteis de alguma maneira.

Sendo assim, essas são algumas maneiras de como ajudar durante o coronavírus. O mais importante durante essa fase é todos contribuírem da forma que conseguirem. Se você gostou de saber como ajudar durante o coronavírus, deixe o seu comentário, pois queremos saber a sua opinião sobre o assunto.

Assuntos relacionados: como ajudar durante o coronavírus