Dr. Teuto

Blog

Blog


17/02/2020 Medicina

Como manter o controle das contas médicas de sua clínica ou consultório?

Dicas para melhorar o seu controle de gastos e sua gestão financeira

Como manter o controle das contas médicas de sua clínica ou consultório?

Fazer a gestão de contas médicas muitas vezes é um processo complicado. Na maioria das vezes, essa função é designada para uma secretária e que faz essa intermediação para um contador.

Porém, fazer esse intermédio pode gerar problemas, pois uma informação ou outra pode ficar perdida no meio do caminho. Além disso, existem valores que a secretária pode não ter acesso. Sendo assim, a soma real pode ter uma grande diferença.

Para te ajudar a melhorar o controle das contas médicas de sua clínica ou consultório, preparamos este post. Continue acompanhando e veja as dicas eficazes que separamos para você. Boa leitura!

Veja como manter o controle das contas médicas

Geralmente, a maioria dos profissionais de um consultório ou clínica médica usam ferramentas pouco eficientes para manter o controle das contas médicas. E-mail, WhatsApp ou sistemas falhos são alguns dos meios utilizados.

Separamos algumas dicas de como manter as contas médicas sob controle e de maneira competente:

1 – Esteja sempre preparado

Fique atento às datas de pagamento e mantenha todas as contas médicas em controle. Se possível, crie um cronograma com tudo que você precisa pagar no mês para não se esquecer de nenhuma despesa.

Além disso, outro ponto para estar sempre preparado é o fechamento de caixa da sua clínica e o pagamento devido aos colaboradores. É importante cumprir com todas as obrigações, assim você terá o controle de tudo o que precisa pagar.

2 – Use um bom software

Contar com a ajuda da tecnologia é uma forma de otimizar o tempo e ser mais assertivo no controle das contas médicas. Portanto, contar com um software especializado em fazer essa administração é um diferencial para o seu consultório ou clínica.

Ele vai reunir todas as inúmeras planilhas em um sistema eficiente. Além de dispensar todas as anotações feitas à mão, pois tudo poderá ser anotado nessa ferramenta.

3 – Gestão e controle total dos procedimentos

Mesmo que você tenha tudo anotado em seu software, é importante ter um controle manual. Por exemplo, mantenha uma pasta com todas as cópias de pedido de exames, atendimentos e notas fiscais. Assim você terá o controle das contas médicas com mais precisão.

Catalogue todos os documentos em ordem alfabética. Ter os papéis organizados é sempre uma forma de achar uma informação mais fácil. Porém, periodicamente atualize essas pastas e retire os documentos que estão defasados.

4 – Conte com a ajuda de um bom contador

Ter o auxílio de um profissional é primordial para manter as suas contas médicas em dia! Por isso, contrate um contador para que o seu consultório ou clínica não tenha nenhum prejuízo. Ter um bom planejamento tributário é importante e uma pessoa especializada fará com que você não se esqueça de pagar nenhum imposto e mantenha em alta a sua lucratividade.

Manter o controle das contas médicas em dia é primordial para ter um bom trabalho em sua clínica médica ou consultório. Assim você poderá enfrentar todos os imprevistos, caso eles apareçam.

Portanto, deixe as contas médicas bem organizadas!

Deixe o seu comentário sobre este post.

Assuntos relacionados: CONTAS MÉDICAS