Dr. Teuto

Blog

Blog


23/12/2019 Medicina

Aprenda a usar os vídeos para atrair pacientes para seu consultório

Produzir conteúdo audiovisual é uma das melhores estratégias para impulsionar sua clínica

Aprenda a usar os vídeos para atrair pacientes para seu consultório

Para conseguir atrair a atenção das pessoas e se destacar em um mercado tão concorrido como o da saúde, é preciso que o profissional procure por novas formas de chegar ao cliente e fidelizá-lo. Muitos desses profissionais têm encontrado a resposta no meio digital, e aqui uma das ferramentas mais usadas é o recurso de vídeos para atrair pacientes.

Usar vídeos como uma estratégia de marketing para a clínica ou consultório é sempre uma boa ideia para a promoção on-line, pois dessa forma é possível chegar a um número muito maior de pessoas, sem limites de fronteiras e horários.

A solução audiovisual pode ajudar as pessoas a entenderem melhor sobre os serviços e produtos oferecidos na clínica, fazer com que elas tenham uma ideia segura do tipo de experiência que está sendo oferecida, e isso é essencial para que exista um maior engajamento.

A seguir, selecionamos alguns dos pontos mais importantes sobre esse tema. Acompanhe atentamente e saiba como começar a usar vídeos para atrair pacientes!

1. Pautas

O ponto de partida é a pauta de cada vídeo. É interessante que o profissional liste tudo de sua área e depois selecione os pontos que deseja trabalhar e que serão mais atrativos para as pessoas.

Por exemplo, um médico com especialização no tratamento de obesidade pode falar sobre os riscos da doença, comorbidades, prevenção, cirurgias, recuperação de cada método cirúrgico, doenças relacionadas, etc. Geralmente vídeos explicativos sempre se dão bem!

2. Duração dos vídeos

A duração dos vídeos para atrair pacientes não tem nenhum padrão, afinal, de acordo com assunto pode ser necessário que ele seja um pouco mais longo.

Mas é preciso considerar que vídeos curtos prendem mais a atenção das pessoas. Elas podem assistir ao vídeo em uma pausa do trabalho, na viagem de metrô ou enquanto aguarda o ônibus. Além disso, as pessoas estão muito apressadas hoje em dia e gostam de receber logo a informação que procuram.

Se o assunto a ser tratado exigir um pouco mais de profundidade, a dica é dividi-lo em vários episódios. Por exemplo, em vez de fazer um vídeo explicativo com uma hora de duração, pode-se fazer três, de vinte minutos cada.

3. Cenário ideal

Quanto ao cenário não existe segredo. Até mesmo a sala do consultório serve, desde que haja boa iluminação e uma boa acústica. De acordo com a área médica, é possível até mesmo aproveitar passeios ao ar livre e parques para fazer gravações mais descontraídas e, ainda assim, muito informativas.

4. Ensine

As pessoas gostam de aprender, mesmo que não se deem conta disso. Um dentista que faz vídeos com recomendações e dicas de saúde bucal para o dia a dia, por exemplo, está ensinando as pessoas. Quando alguém gosta de algo que recebe, a pessoa por trás disso será a sua primeira opção caso tenha algum problema.

5. Mostre depoimentos

Depoimentos de pacientes satisfeitos são imbatíveis em vídeos para atrair pacientes. O ser humano, por natureza, tem a tendência de ouvir alguém que ele julga estar no mesmo nível que ele.

Por isso, quando outro paciente fala bem, ele se sente mais seguro de depositar sua confiança naquele mesmo profissional.

Por fim, resta saber onde veicular os vídeos. Nesse caso, as redes sociais e plataformas de vídeos são sempre as melhores opções. Afinal, os vídeos estarão sempre ali e a pessoa — e futuro cliente — poderá acessá-lo quando quiser e quantas vezes desejar. Além disso, todas as opções oferecem suporte para esse recurso.

Gostou de nossas dicas sobre como usar vídeos para atrair pacientes? Já experimentou esse meio ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário com a sua opinião e considerações!

Assuntos relacionados: vídeos para atrair pacientes