Dr. Teuto

Blog

Blog


20/12/2019 Medicina

Entenda a importância da gestão do conhecimento na saúde

Processo ajuda a minimizar erros e facilita o acesso à informação em estabelecimentos de saúde

Entenda a importância da gestão do conhecimento na saúde

Uma das ferramentas mais usadas para melhorar a administração de um estabelecimento a gestão do conhecimento na saúde surgiu a partir da necessidade das empresas em reduzir erros, diminuir o retrabalho e integrar o acesso de informações entre os funcionários de seus setores.

Uma técnica que já vinha sendo aplicada em estabelecimentos de outras áreas agora é muito utilizada na área da saúde. Mas, você sabe o que é a gestão do conhecimento? Como ela funciona? E quais são os seus benefícios para os estabelecimentos médicos? Leia até o final e saiba como seu estabelecimento pode se beneficiar desta técnica para melhor até a lucratividade do negócio.

O que é e como funciona a gestão do conhecimento na saúde

A gestão do conhecimento é um conjunto de estratégias e metodologias empresariais que tem o intuito de gerenciar o conhecimento humano dentro da sua instituição. Ela tem o poder de transformar os conhecimentos pessoais de cada colaborador em uma informação que pode ser formalizada, guardada e acessada quando necessário por outras pessoas.

Seu principal objetivo é melhorar as atividades dentro do seu estabelecimento. Em um cenário cada dia mais competitivo, muitos estabelecimentos buscam um diferencial para que sua organização tenha destaque.

O capital intelectual, como também pode ser chamado, além de manter a sobrevivência do seu estabelecimento, também ajuda a organizar um conhecimento que às vezes está inacessível ou disperso dentro da própria empresa.

Quais os benefícios da gestão do conhecimento para a sua instituição de saúde

Usar essas informações com inteligência é um diferencial e pode te ajudar a alcançar resultados significativos. Alguns benefícios da gestão do conhecimento na saúde são:

Aumento do capital intelectual

Quando é formado um ciclo de colaboração entre funcionários com reuniões ou um canal de comunicação, o capital intelectual da sua organização acaba se enriquecendo. Essa troca ajuda no desenvolvimento de medidas direcionadas a melhorias de processos e ajustes nos marcadores de desempenho da empresa.

Otimização de processos internos

Com a gestão do conhecimento na saúde é possível fazer um mapeamento de todos os processos internos. Essa medida só é possível pois os funcionários passam a ter acesso as ações empresariais e começam a concretizar atitudes adotadas. Esse fluxo de produtividade aumenta e eficiência da empresa e diminui seus custos.

Agilidade na tomada de decisões

Um dos melhores benefícios da gestão do conhecimento na saúde é a agilidade na tomada de decisão. Com um sistema de gestão online, as informações da sua empresa podem ser adicionadas e acessadas de qualquer lugar. Assim os dados podem ser encontrados por todos os gestores de maneira rápida e fácil, garantindo a tomada de uma decisão de forma segura e precisa.

Dar mais atenção as pessoas que estão a sua volta é uma tendência, pois elas detêm os mais diversos conhecimentos que são extremamente valiosos para alcançar resultados e melhorar seus processos. Por isso aderir, a gestão do conhecimento na saúde pode trazer excelentes benefícios e melhorias ao seu estabelecimento médico.

Quer receber mais informações e conteúdos exclusivos? Assine a nossa newsletter.

Assuntos relacionados: GESTÃO DO CONHECIMENTO NA SAÚDE