Dr. Teuto

Blog

Blog


29/11/2019 Medicina

Tecnologia no consultório: 4 opções para modernizar sua clínica médica

Soluções são essenciais para otimizar seu estabelecimento médico e se destacar no mercado

Tecnologia no consultório: 4 opções para modernizar sua clínica médica

O uso de tecnologia no consultório médico não está restrito apenas a alguns equipamentos específicos.  Além disso, ela não é algo direcionada apenas para as grandes clínicas com um fluxo gigantesco de clientes. Qualquer consultório pode ganhar com ela.

Na realidade, a modernização por meios tecnológicos é essencial para que tanto o consultório quanto o profissional por trás dele consiga manter um crescimento sólido no mercado.

Caso contrário, a tendência é que se perca cada vez mais clientes e, como consequência, espaço no mercado.

Atualmente, temos uma série de recursos e ferramentas que são muito importantes para esse processo de modernização. Acompanhe e saiba por onde começar!

1. Software de gestão

Quando se fala em tecnologia no consultório os softwares de gestão aparecem com uma das mais importantes ferramentas.

É cada vez maior o número de profissionais da área da saúde que levam para suas clínicas e consultórios esse recurso, tendo como principal objetivo otimizar e padronizar os processos operacionais e administrativos.

Esses programas permitem reunir em um mesmo lugar todas as informações do consultório — dados da empresa, dos pacientes, dos colaboradores e do médico.

Com isso, qualquer informação pode ser analisada separadamente ou em conjunto e de forma rápida, prática e automatizada, otimizando as atividades como um todo.

2. WhatsApp Empresarial

O WhatsApp, um dos mensageiros instantâneos mais usados na atualidade, conta com um serviço voltado para as empresas.

O WhatsApp Business ou WhatsApp Empresarial, como é chamado esse serviço, disponibiliza uma opção gratuita que pode ser usada por pequenas e médias empresas. A versão paga se destina às organizações maiores, dadas as suas particularidades.

Com esse recurso da tecnologia no consultório uma série de facilidades surgem como vantagens. Por exemplo, no lugar de ligar para cada paciente informando sobre algo, é possível automatizar esse processo pelo app, enviando a mensagem para todos e ao mesmo tempo.

3. Ferramentas de BI

O Business Intelligence é um recurso que normalmente já vem integrado aos principais softwares de gestão do mercado. É uma ferramenta que permite que o médico aumente o nível de qualidade dos serviços prestados no consultório.

Com o Business Intelligence podemos, dentre outras coisas, fazer a coleta, organização, análise e monitoramento de todas as informações relativas ao paciente.

Por otimizar o tempo, o BI ainda contribui para o cruzamento de dados e elaboração de diagnósticos mais rápidos e exatos.

4. Telediagnóstico

Essa é outra tecnologia no consultório que traz excelentes resultados. O telediagnóstico é um segmento da telemedicina que tem mudado a forma e o comportamento do mercado de saúde ao permitir um alto nível de qualidade e uma ampliação dos exames médicos.

Por meio desse recurso é possível, por exemplo, terceirizar a realização de laudos médicos e, como os responsáveis pelo serviço são profissionais extremamente qualificados, ainda temos o benefício de fornecer ao cliente um atendimento ágil e seguro.

Como foi possível acompanhar até aqui, a tecnologia no consultório não diz respeito apenas a um diferencial para a clínica, mas sim uma necessidade. Essas mudanças e implementações podem ser feitas aos poucos, o que pode ser até mais interessante, pois permite que o consultório e o médico se acostumem com as novidades e até mesmo identifiquem quais as ferramentas mais adequadas com mais tranquilidade.

O que achou dessas dicas? Deixe sua opinião em nossos comentários!

Assuntos relacionados: tecnologia no consultório