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01/07/2019 Medicina

Como reduzir o absenteísmo de pacientes em sua clínica médica?

Conheça estratégias eficazes para acabar com a ausência de pacientes em suas consultas

Como reduzir o absenteísmo de pacientes em sua clínica médica?

São muitos os motivos que podem levar as pessoas a não comparecerem em consultas médicas. A ausência de pacientes pode estar relacionada à diminuição dos sintomas até o dia da consulta, a um possível esquecimento do compromisso, ao mau atendimento durante o agendamento e diversos outros fatores.

O absenteísmo de pacientes é bastante comum, principalmente em especialidades como a clínica médica. Nesse contexto, o índice de ausência de pacientes pode chegar até 62,3%. Mas, afinal, o que é o absenteísmo de pacientes e como evitá-lo? Acompanhe o texto e entenda.

Diferença entre absenteísmo de paciente e cancelamento de consultas

O absenteísmo é caracterizado pela falta injustificada de um paciente. Diversos motivos podem estar envolvidos, até os mais urgentes. Entretanto, nesse âmbito, a ausência não é comunicada ao responsável pela gestão das consultas.

o cancelamento é feito quando o paciente indica que não poderá comparecer, sendo possível remarcar ou apenas cancelar o próximo atendimento. Ambas são situações desconfortáveis para quem atende, principalmente porque a maioria dos cancelamentos é justificada de última hora, e o especialista, muitas vezes, não consegue reorganizar esse horário vago na agenda.

Em contrapartida, o absenteísmo é ainda muito mais prejudicial à organização dos horários de um profissional. Veja abaixo quais são os problemas referentes ao absenteísmo de pacientes.

Problemas relacionados ao absenteísmo de pacientes

A ausência de pacientes afeta diretamente o aspecto financeiro da clínica, além de gerar um tempo ocioso que poderia ser aplicado para atender outro paciente. Lembre-se também de que um procedimento agendado, mesmo que não seja realizado, requer todo um preparo e mobilização da equipe para que ele ocorra da melhor forma possível.

Todo esse processo gera perdas não só econômicas, mas de tempo e material, por exemplo. Além disso, há prejuízos para o paciente também que pode ter o acompanhamento dos seus tratamentos dificultado por essa ação. Por ser uma atitude tão negativa, é essencial buscar meios para reduzi-la.

Confira a seguir algumas medidas para diminuir o absenteísmo de pacientes na sua clínica.

Dicas para evitar o absenteísmo de pacientes na sua clínica

1. Facilite o cancelamento

É importante que o paciente se sinta livre para realizar a desistência. Nesses casos,  o uso de tecnologias pode ajudar. Disponibilize diversos meios de contato, tanto para a realização de agendamentos quanto para cancelamentos.

Dessa forma, os pacientes optarão pelo meio mais conveniente para comunicar sobre a desistência.

2. Avise o paciente regularmente sobre a próxima consulta

Além de disponibilizar diversos meios para contato, avisar o paciente sobre a consulta através dessas ferramentas é uma ótima estratégia para minimizar os índices de absenteísmo. É importante destacar que o esquecimento é uma das causas para as faltas não justificadas. Por esse motivo é essencial se empenhar no envio de lembretes e avisos sobre a próxima consulta.

3. Ofereça o reagendamento

Tenha sempre em mente que imprevistos acontecem. Desse modo, é primordial atender bem os pacientes que solicitam o cancelamento, veja esse contato como uma oportunidade de oferecer o reagendamento e fidelizar o cliente.

Portanto, o absenteísmo de pacientes traz muitos problemas tanto para a clínica quanto para o próprio cliente. Nesse âmbito, é importante seguir as estratégias acima mencionadas para evitar que essa questão seja recorrente na sua clínica. Este artigo foi útil para você? Assine nossa newsletter e receba outros como esse diretamente na sua caixa de e-mail.