Dr. Teuto

Blog

Blog


30/10/2013 #MeDicas

Todos Contra o Câncer de Mama

A estratégia mais efetiva para reduzir a mortalidade é o diagnóstico precoce

Todos Contra o Câncer de Mama

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Lembre-se que a estratégia mais efetiva para reduzir a mortalidade é o diagnóstico precoce.

O mês da campanha, Outubro Rosa, chegou ao fim. Porém, nós, como profissionais da saúde, precisamos continuar dando o exemplo e orientando das nossas pacientes, independente da nossa especialidade.

Você, médica, realiza regularmente o autoexame? E, você, acima de 40 anos, está em dia com a mamografia? Lembrando que as mulheres acima de 35 anos com história familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau, também deve ser acompanhada com exame clínico e mamografia anual.

O autoexame é muito simples e tem grande importância, pois que a maioria dos tumores são notados pela própria paciente, no entanto já em estágios mais avançados. Por isso, a importância do acompanhamento com a mamografia e exame clínico de forma preventiva.

Veja como fazer e orientar sobre o autoexame:

(Fonte - Imagem: Hospital do Câncer)

O primeiro sintoma relatado é a presença de um nódulo com crescimento insidioso. O tumor maligno, geralmente, acomete o quadrante superior externo ou região central e, não tem relação com traumas ou exercícios físicos.

O câncer de mama, como todos os outros, devem ser estadiados (Estadiamento TNM) para que o mastologista ou oncologista escolha o melhor método terapêutico e o objetivo, se será a remissão da doença ou método paliativo.

Como sabemos, o diagnóstico precoce faz muita diferença no prognóstico, então vamos cuidar das nossas mulheres e lutar contra o câncer de mama!

*Semanalmente, o Dr. Teuto abre este espaço para seus parceiros exporem suas opiniões e ideias sobre diversos temas. Portanto, este conteúdo é de total responsabilidade de seus autores.