Blog


23/01/2019 Notícias

OMS divulga lista com 10 principais ameaças à saúde em 2019

Mudanças climáticas, influenza e dengue estão entre elas

OMS divulga lista com 10 principais ameaças à saúde em 2019

A Organização Mundial da Saúde divulgou uma lista com uma série de itens que, segundo a entidade, são as principais ameaças à saúde global neste ano.  Dentre os apontados estão:

1. Doenças crônicas não transmissíveis

De acordo com a OMS, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes respondem por 70% das mortes que ocorrem no mundo.

2. Clima e poluição

Doenças relacionadas ao clima e poluição resultam na morte de 7 milhões de indivíduos por ano. Estima-se que a cada 10 pessoas, 9 pelo menos respiram ar poluído.

3. Influenza

A OMS alerta para outra pandemia de influenza. Lembrando que não há como saber quando ela ocorrerá ou o quão grave será. A entidade monitora constantemente dados sobre o vírus causador da doença para tentar se antecipar às situações críticas.

4. Ebola

Dois surtos do Ebola aconteceram no Congo em 2018 atingindo cidades com mais de 1 milhão de habitantes. Em referência a isso, a entidade ressaltou que em 2019, o foco deve ser voltado para ações de preparação para situações complexas na saúde.

5. Vacinação

Segundo a OMS, se a atenção e abrangência global de vacinação fosse ampliada, seria possível evitar mais de 1 milhão de mortes por ano. Entra aqui também a preocupação com a conscientização dado o número crescente de pessoas que dizem que vacinas fazem mal.

Os outros cinco pontos que merecem atenção por representar ameaças à saúde em 2019 são o HIV, Dengue, Atenção à saúde básica, regiões vulneráveis e frágeis (conflitos, falta de saneamento e pobreza) além da capacidade dos vírus, fungos, parasitas e bactérias resistirem aos medicamentos

A OMS afirma que está trabalhando para implementar um plano de ação de cinco anos com a finalidade de evitar ameaças à saúde e garantir que mais de 1 bilhão de indivíduos possam ter melhor acesso à saúde e a qualidade de vida.

Assuntos relacionados: Ameaças à saúde