Blog


19/01/2019 Notícias

Estudo revela que noites mal dormidas podem aumentar os riscos de problemas no coração

Pessoas que dormem menos de seis horas por dia são as mais propensas aos problemas

Estudo revela que noites mal dormidas podem aumentar os riscos de problemas no coração

Com certeza você já sabe que uma noite mal dormida não faz bem para a saúde, não é mesmo? No entanto, você já parou para pensar quais são os principais problemas que a insônia, por exemplo, pode causar?

Um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology revelou que quem dorme menos de seis horas tem mais riscos de desenvolver problemas no coração. Veja no conteúdo quais os riscos relacionados a dormir diariamente pouco.

Insônia e problemas no coração

 

 

Os problemas causados pela escassez do sono vão desde altos níveis de glicose e da pressão arterial, até inflamações e obesidade. O mesmo estudo também mostrou que a má qualidade do sono, ou a insônia, está diretamente relacionada ao aumento da aterosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes ou dentro das artérias).

Os cientistas acompanharam cerca de 4.000 adultos espanhóis durante sete dias, todos com rotinas profissionais parecidas.

Esses participantes foram submetidos a exames de ultrassonografia cardíaca e os resultados mostraram que, já levando em consideração os fatores tradicionais de risco para doenças cardíacas, aqueles que dormiam menos de seis horas tinham 27% mais chance de ter aterosclerose em todo o corpo.

Dormir muito também faz mal

Em contrapartida, o estudo mostrou que as pessoas que dormiam por volta de sete a oito horas por dia possuíam menos risco de ter essas doenças ligadas ao coração. No entanto, vale ressaltar que dormir mais do que isso também não faz bem.

Os pesquisadores sugerem que dormir mais de oito horas pode aumentar também o risco de aterosclerose, principalmente nas mulheres. Sendo assim, o mais adequado é dormir de sete a oito horas para evitar esses problemas.

Conhece outras pessoas que sofram com insônia e noites mal dormidas? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que elas também fiquem atentas aos malefícios que isso pode causar.

Assuntos relacionados: PROBLEMAS NO CORAÇÃO, INSÔNIA