Blog


20/12/2018 Notícias

Vacina contra HIV foi testada em macacos e teve resultados positivos

Apesar do teste em humanos estar longe, os resultados são animadores

Vacina contra HIV foi testada em macacos e teve resultados positivos

Um estudo que foi publicado na revista científica Immunity revelou que uma vacina contra o HIV funcionou em macacos. É claro que essa vacina tinha apenas caráter experimental e que, portanto, a imunização ainda está longe de ser testada em humanos. Entretanto, mesmo assim os resultados foram animadores.

Essa pesquisa feita pela Scripps Research, na Califórnia, é muito relevante porque foi capaz de mostrar que os macacos conseguiram produzir anticorpos que neutralizaram o Tier 2, cepa do vírus do HIV mais resiliente e que mais afeta as pessoas. Lembrando que a cepa do vírus ou estirpe ocorre quando uma determinada espécie sofre mutações significativas.

 

 

Como ocorreu o teste nos macacos

Para Dennis Burton, presidente do Departamento de Imunologia e Microbiologia da Scripps Research, ele e outros pesquisadores conseguiram notar que alguns anticorpos neutralizantes induzidos pela vacina são capazes de proteger os animais contra o vírus.

A equipe de Dennis está trabalhando para produzir uma vacina contra o HIV desde os anos 90. Em todos esses anos os pesquisadores tentaram identificar e analisar quais as principais áreas vulneráveis do vírus para, posteriormente, conseguir mostrar ao sistema imunológico como produzir anticorpos que ataquem essas áreas.  Foi assim que os cientistas descobriram que o corpo precisaria produzir anticorpos neutralizantes.

Sendo assim, eles produziram esses anticorpos e os injetaram em macacos. A conclusão foi de que a vacinação funciona nos animais que possuem altos níveis de anticorpos. Dessa forma, o grande desafio é saber como fazer com que todos os animais tenham esse alto nível de anticorpos e que o nível não diminua após um tempo da vacinação.

Vacina contra o HIV para humanos

Depois que o resultado do teste feito nos macacos foi positivo, a esperança é que a vacina contra o HIV para humanos seja descoberta. Quanto tempo isso ainda vai levar é a grande questão, no entanto as pesquisas seguem e logo pode ser que mais um resultado positivo e animador apareça.

Para ficar por dentro de tudo sobre a vacina contra o HIV e outros assuntos como este, assine nossa newsletter e receba todas as informações em primeira mão.

Assuntos relacionados: VACINA CONTRA O HIV