Blog


19/12/2018 Notícias

Brasil pode perder certificado de erradicação do sarampo em 2019

Foram registrados 10 mil casos no país alertando para o retorno da doença

Brasil pode perder certificado de erradicação do sarampo em 2019

A situação do sarampo no Brasil ainda é complicada. Devido a isso a Opas – Organização Pan-Americana de Saúde – retirou o certificado de eliminação da doença no país. O aviso foi dado pela assessora da entidade, que destacou que já não existe a erradicação do sarampo aqui.

Segundo o Ministério da Saúde, os últimos levantamentos apontam para 1.766 casos da doença. Sendo que 325 deles foram registrados em Roraima e outros 1.367 no Amazonas.

Ainda segundo informações do órgão, já são quase oito mil casos sendo investigados no dois estados citados. Fora isso, os estados de Sergipe, Pará, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo também tiveram registros de casos isolados.

 

 

A Opas adota um critério de controle de 12 meses e nesse sentido o Brasil precisa correr, uma vez que os primeiros casos identificados pelas autoridades sanitárias foram logo no início do ano na região norte.

O problema do sarampo no Brasil está sendo agravado

Apesar de todas as complicações, a Opas reconhece que os registros de sarampo no Brasil são de importação, especialmente devido à chegada de venezuelanos no território brasileiro dada à crise governamental do país vizinho.

Por outro lado, a entidade ressalta que se o Brasil tivesse uma cobertura adequada para o controle da doença a atual situação poderia ter sido evitada. Não há expectativa para a diminuição da importação do sarampo, na realidade, as estimativas apontam inclusive para um relativo, ou até mesmo, expressivo aumento.

A saída para evitar maiores problemas agora e no futuro seria conseguir uma taxa de vacinação de 95% em todos os municípios do país. Mas, após os levantamentos desse ano, foi verificado que 1,3 mil das cidades ainda não foram cobertas pela vacina do sarampo da maneira ideal.

E você, caro leitor, que medidas acha que o governo deve tomar para mudar esse panorama? Deixe sua opinião em nossos comentários e troque experiência sobre a erradicação do sarampo no Brasil.