Blog


10/12/2018 Notícias

Casos de câncer de pele no Brasil superam a média global

Dados foram revelados pelo INCA e alertam para a falta de notificação dos casos de não-melanoma

Casos de câncer de pele no Brasil superam a média global

O câncer de pele é um assunto em alta especialmente nas épocas mais quentes do ano. Devido ao crescimento no número de casos desses tumores malignos, é cada vez mais comum acompanhar pesquisas e estatísticas sobre o câncer de pele não-melanoma.

Em média, 30% dos casos de tumores malignos estão associados a este tipo de câncer, entretanto recentemente se destacou que no Brasil esta média é maior. Ou seja, a maior parte dos casos de câncer diagnosticados entre os brasileiros é de câncer de pele.

 

 

Instituto Nacional do Câncer – INCA

Apesar da falta de precisão nos dados relacionados ao câncer de pele, uma vez que ele não integra grandes avaliações e pesquisas assim como os demais tumores do tipo maligno, o INCA tem revelado dados assustadores referentes ao câncer de pele não-melanoma.

Devido ao Brasil ser um país tropical, o aparecimento do câncer de pele é bastante comum. A alta incidência dos raios ultravioletas e a falta de conscientização da população são outros fatores determinantes para que o número de casos cresça constantemente.

Apesar da baixa mortalidade da doença, prevenir e tratar o câncer de pele o quanto antes é indispensável. Mesmo que as células cancerígenas cresçam de modo mais pausado, diferente dos outros tumores, é preciso procurar um médico para dar início ao tratamento o mais cedo possível.

Cuidados contra o câncer de pele

O câncer de pele é mais comum entre as pessoas que já têm seus mais de 40 anos e que passaram muito deste tempo expostas ao sol, especialmente nos horários mais quentes e sem o uso de proteção solar – protetor.

Apesar das estimativas drásticas – já que se acredita que no próximo ano serão registrados pelo menos 85 mil novos casos de câncer de pele entre os brasileiros de ambos os sexos – a melhor forma de se prevenir é evitar, desde já, a alta exposição.

Você usa proteção solar para preservar sua saúde e não ter câncer de pele? Compartilhe este artigo com seus amigos e os incentive a tomar este cuidado também!

Assuntos relacionados: CÂNCER DE PELE.